O Grupo de Percussão da UFMG e o Sonante 21, ambos ligados à Escola de Música da UFMG, farão neste final de semana concerto com a estreia mineira e a primeira execução por um grupo brasileiro da obra Drumming, do americano Steve Reich. Serão duas apresentações: no sábado, 29, às 20h30; e no domingo, 30, às 11h, na Fundação de Educação Artística (Sala Sergio Magnani). Composta entre 1970 e 71, Drumming é uma das obras mais importantes do compositor Steve Reich, sendo considerada por muitos um marco na música do século 20. O compositor e musicólogo americano William Duckworth a considera uma das 20 obras mais importantes do século passado. Reich é um dos compositores mais influentes do século XX e também atual, sendo um dos pioneiros da chamada música minimalista. É considerado o inventor do loop, técnica bastante difundida hoje, especialmente no cenário da música eletrônica. Em Drumming, Reich utiliza um único padrão rítmico, o qual é repetido e transformado através de processos de defasagem, mudança de timbre e de altura. A obra é dividida em quatro partes que podem ser apresentadas separadamente. Neste concerto, será apresentada a versão completa (com duração de cerca de 60 minutos). A instrumentação inclui quatro pares de bongôs afinados, três marimbas, três glockenspiels, duas vozes femininas e flauta piccolo. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A Fundação fica na rua Gonçalves Dias, 320. Outras informações pelo telefone Os intérpretes O Grupo de Percussão da UFMG é formado por alunos do bacharelado em Percussão da Escola de Música da UFMG. Foi criado em 1998 e, desde então, tem participado de eventos tanto no âmbito da Universidade quanto em âmbito nacional e internacional. Estreou em Minas Gerais diversas obras importantes, incluindo Ionisation, de Edgar Varèse, e Credo in us e Terceira construção, de John Cage. Em 2004 lançou o CD Villa-Lobos e os brinquedos de roda, indicado ao Prêmio Tim. O Grupo de Percussão tem Fernando Rocha, João Paulo Drummond, Rafael Melo, Rubén Zúñiga, Saulo Giovannini, Sérgio Aluotto e Tarcísio Braga. Ambos os grupos têm direção de Fernando Rocha. A obra Em 1970, logo após viagem a Gana, onde estudou percussão africana, o compositor escreveu Drumming, que se tornou uma das mais importantes do século 20. A peça é baseada em um único padrão rítmico, que ele transforma por meio de processos de defasagem, mudança de timbre e altura, gradual substituição de notas por pausas e pausas por notas e integração de vozes humanas, e flautas dobrando exatamente o que os instrumentos fazem.
(31) 3226-6866.
O grupo Sonante 21 foi criado dentro do programa de mestrado em Música da UFMG. Dedica-se a pesquisa e performance de obras de câmara de autores contemporâneos, sobretudo a estreias mineiras ou brasileiras de obras significativas da música da segunda metade do século 20 e do século 21. Integram o grupo Luciana Monteiro e Mônica Pedrosa (canto); Maurício Freire e Cássia Renata Lima (flauta piccolo); Bruno Santos, Felipe Bastos e Felipe Kneipp (percussão).
Experiências e estudos de Reich (EUA, 1936) influenciaram fortemente a criação de Drumming: a participação nos ensaios e concertos de In C, obra de Terry Riley, de caráter minimalista e com um centro tonal sempre bem definido na nota Dó; experiências em estúdio, particularmente pela descoberta do que ele chamou de processo de defasagem; estudos de percussão e música africana, em que constatou padrões rítmicos repetidos inúmeras vezes, não necessariamente “em fase” com outros padrões, gerando mesmo certa ambiguidade no que se refere à sensação de métrica e pulso.