O Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG está realizando pesquisa para orientar a produção da nova identidade visual da Universidade. O questionário, composto por cinco perguntas, é voltado para alunos, ex-alunos, professores e servidores, bem como para público externo. A pesquisa ficará no ar até esta quarta-feira, 16 de junho, e está disponível na internet. “Não existe uma marca única usada pelas pessoas. É preciso criar uma imagem de identificação mais forte junto ao público”, diz Isabela Scarioli, responsável pelo núcleo de criação do Cedecom. Ela observa que o brasão, identidade atual, não será abandonado, mas passará a ser usado apenas em documentos e outras publicações oficiais. “O objetivo é criar uma marca mais adequada para uso no dia a dia”. A pesquisa realizada com os públicos interno e externo será usada para apontar os principais atributos vinculados à UFMG, o que servirá de referência para o processo de criação da marca. “É importante sabermos que valores são associados pelo público ao nome da instituição para produzir uma identidade visual eficaz”, explica Isabela. A nova marca será elaborada pelo núcleo de planejamento e criação do Cedecom, com a colaboração dos professores da UFMG Bruno Martins, do Departamento de Comunicação, e Angelo Mazzuchelli, da Escola de Belas Artes.