Chris Okamoto |
A Escola de Educação Básica e Profissional (Ebap) da UFMG - unidade especial que reúne o Colégio Técnico, o Teatro Universitário e o Centro Pedagógico (CP) – tem nova diretoria. Tomaram posse nesta quarta-feira, 16, como diretora e vice-diretor da Unidade os professores Carmen Maria De Caro Martins e Fernando Joaquim Javier Linares. Na solenidade, realizada no auditório da reitoria, também foi formalizada a posse dos diretores e vice-diretores do Centro Pedagógico – Tânia Margarida Lima Costa e Selma Ambrosina de Moura Braga; do Coltec – Márcio Fantini Miranda e Rosilene Siray Bicalho; e Teatro Universitário – Fernando Antônio de Melo e Maria Clara Lemos dos Santos. Durante a cerimônia, Carmen De Caro apontou as duas principais metas de sua gestão: propiciar um ambiente de crescimento para os estudantes, do ensino fundamental ao ensino técnico, e estreitar a relação com os cursos de licenciatura da Universidade. “Nossas escolas recebem muitos alunos de licenciatura, por isso queremos que esses laços fiquem cada vez mais fortes, de modo que essas escolas se constituam, de fato, como espaço de formação de professores”, afirmou. Outro objetivo ressaltado pela nova diretora foi o fortalecimento da educação de jovens e adultos, principalmente no ensino técnico. “Vamos trabalhar, junto ao MEC e a todas as instâncias para que isso aconteça”, frisou. Por fim, De Caro lembrou que, apesar de a Ebap ter sido criada recentemente, a nova unidade incorpora três escolas antigas. “O TU tem mais de 50 anos, o Coltec tem 40 e o CP tem mais de 40. Então o grande desafio é transformar essas três escolas em uma unidade”, concluiu. Cerimônia Representando o reitor Clélio Campolina, que cumpre agenda fora da cidade, a reitora em exercício afirmou que as três escolas que compõem a Ebap são espaço para desenvolvimento de “propostas pedagógicas inovadoras” e onde há “excelência no ensino”. Rocksane lembrou que a criação da nova Unidade acontece no momento em que a Universidade realiza processo de expansão de vagas. “Se a educação básica é a base para o desenvolvimento, nada mais adequado que constituir, dentro de seus muros, escolas de ensino médio e técnico”, disse. Em seu discurso, o diretor do Coltec, Márcio Fantini Miranda, destacou que o momento é de crescimento da formação técnica. “Esse é o momento para crescermos e valorizarmos a educação profissional na UFMG”, argumentou. Já a nova diretora do Centro Pedagógico, Tânia Margarida Lima Costa, afirmou que o CP está preparado para participar da construção da Ebap. Por fim, o diretor do Teatro Universitário, Fernando Antônio de Melo, também conhecido como “Fernando Limoeiro”, fez um discurso todo em rimas, em que ressaltou a importância no TU no cenário artístico do Estado, e desejou sorte à nova diretoria da Ebap. “Falo como nordestino, direção é como uma horta onde só nasce pepino”, brincou. Currículos Fernando Joaquim Javier Linares é ator e diretor teatral, tendo sido também diretor do Teatro Universitário. Possui formação em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e pelo Lee Strasberg Theatre Intitute, nos Estados Unidos. Foi um dos fundadores do Grupo Galpão e já dirigiu várias peças da companhia. Também dirigiu grupos de teatro como Real Fantasia, Cia Candongas e Outras Firulas, Oficina de Peripécias Teatrais e Questão Z, entre outros.
Chris Okamoto
Carmem De Caro: é preciso estreitar laços com licenciaturas
Participaram da solenidade de posse a reitora em exercício, Rocksane Norton Carvalho, a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha, o pró-reitor de Graduação na gestão 2006-2010, Mauro Braga, e a coordenadora do Colegiado Especial da Ebap, Júnia Sales Pereira.
Chris Okamoto
Reitora em exercício assina ata de posse. À dir. Antônia Aranha, Mauro Braga e Carmem De Caro
Carmen Maria De Caro Martins é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, possui mestrado em Biologia Vegetal pela mesma Universidade e doutorado em Educação pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, livro didático, currículo de ciências e ensino de biologia.