O acesso ao Mineirão irá mudar a partir de junho do ano que vem, com a construção de dois viadutos no cruzamento da avenida Antônio Carlos com Abrahão Caram. Para a construção dos viadutos, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está cedendo uma área de 14 mil metros quadrados localizada na confluência das duas avenidas e que hoje integra o campus Pampulha. Em troca, o governo de Minas irá reverter à UFMG a posse de parte da área que hoje é utilizada como estacionamento pelos usuários do Mineirão nos dias de jogos. Nos outros dias, durante a semana, a área fica ociosa. Com o convênio, professores, alunos e funcionários da UFMG poderão utilizá-la como estacionamento nestes dias. O protocolo para a formalização da permuta foi assinado nesta quarta, 23, pela manhã entre o reitor da UFMG, Clélio Campolina; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o ministro das Cidades, Márcio Fortes; e o governador Antonio Anastasia. De acordo com o protocolo, caberá à Prefeitura a construção dos dois viadutos, que integram o pacote de obras destinadas a melhorar a mobilidade urbana durante a Copa de 2014. O projeto prevê a implantação de pistas que se bifurcam e distribuem nos vários sentidos no cruzamento das duas avenidas. Daí a necessidade de utilizar parte da área do campus da UFMG. A obra deverá custar R$ 34 milhões, devendo estar concluída em junho do ano que vem. Para Clélio Campolina, o convênio é importante porque irá atenuar dois problemas do campus Pampulha: a escassez de áreas de estacionamento e o próprio acesso ao campus pela Antônio Carlos. Quem vem do Centro tem que parar em um semáforo localizado em frente ao portão de entrada e aguardar a liberação do acesso. O estudo proposto prevê a retirada do semáforo, com a transposição da Antônio Carlos sendo feita pelos viadutos a serem construídos. No caso do estacionamento, a permuta deverá atenuar o problema, uma vez que a área hoje utilizada pelo Mineirão comporta cerca de 150 vagas, que, como lembra Clélio Campolina, se multiplicarão por três, já que a UFMG funciona em três turnos. Campolina informou também que para melhorar o acesso ao campus, a UFMG firmou convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte para a realização de um estudo sobre o fluxo de pessoas ao campus. Com base nesse estudo, deverão ser definidas medidas para melhorar a interação entre o sistema de transporte público operado pela BHTrans e a comunidade acadêmica.