As informações do Observatório da Copa, que estão sendo projetadas diariamente entre 18h30 e 23h desde o dia 14 de junho na fachada do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, na Praça da Liberdade, chamam a atenção das pessoas que passam pela praça e também em Joanesburgo, na Casa Brasil, onde há telões com os dados sobre as manifestações nas redes sociais na Internet. O professor João Agostino Santos, de 49 anos, morador do bairro Floresta, conta que já visitou o Espaço com seus alunos e considera positiva a ideia de transformar o prédio em atração também do lado de fora, pois atinge número maior de pessoas. “E a exibição das informações sobre a Copa é uma iniciativa interessante, já que este é o assunto do momento. Com certeza está chamando a atenção das pessoas”, diz. O publicitário Sidney Montenegro, 28 anos, morador do Mangabeiras, concorda. “Informar sobre a Copa é uma ideia muito válida, pois a internet é a maior ferramenta de comunicação da atualidade e tudo o que se relaciona a divulgação de informações é bem-vindo”, salienta. O professor e pesquisador Wagner Meira Jr., que integra a equipe do projeto e acaba de chegar de Joanesburgo, confirma a otimização das redes sociais nos momentos de euforia. “Em todos os jogos, os picos de geração de mensagens ocorrem em três momentos: na hora dos gols, que provocam reação maior, com a utilização de expressões de satisfação, comemoração e o nome dos jogadores; na hora do intervalo entre o primeiro e o segundo tempo e no fim do jogo, com o relato dos fatos mais importantes da partida”, afirma. De forma interativa, as ferramentas do Observatório também exibem a visibilidade do técnico Dunga, dos 23 jogadores brasileiros e das 32 seleções participantes da Copa em blogs e sites jornalísticos. Recursos complementares mostram frequência e origem de notícias e tweets relacionados ao tema. O coordenador ressalta que a observação do jogo permite capturar com bastante fidelidade o humor das torcidas e o que elas consideram interessante, do que reclamam. “Em geral são mais recorrentes os nomes dos jogadores, principalmente do Kaká, expressões de satisfação ou desamparo, dependendo do resultado do jogo, e comentários sobre as zebras que têm acontecido. O debate está bastante intuitivo, estamos vendo as redes sociais como uma transposição do mundo real. O que as pessoas normalmente comentam assistindo a um jogo pela TV, com seus amigos, também é comentado nas redes sociais”, observa. Tempo real O site Observatório da Copa integra o Observatório da Web, criado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web, um projeto de pesquisa multidisciplinar do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (INWeb), coordenado pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG. A plataforma tecnológica é capaz de extrair e processar trilhões de dados da internet e, assim, rastrear os sentimentos e opiniões que circulam nas redes sociais em tempo real. A Copa do Mundo da África do Sul é o primeiro evento monitorado pelo Observatório. Os especialistas utilizam dezenas de softwares e ferramentas inéditas de captura e análise de dados baseadas em código livre ou aberto para entender o que está sendo veiculado nas várias mídias e pelos vários usuários. “Esse entendimento é fundamental para avaliar o efetivo impacto de grandes eventos na internet e como os usuários interagem e reagem às notícias e discussões”, explica Wagner Meira Jr. Lançada em abril, a primeira versão do Observatório da Web coleta informações, desde dezembro de 2009, em 111 jornais e revistas on-line, portais de notícias, além de sites de relacionamento como o Facebook, blogs, microblogs como o Twitter e YouTube. Processados por softwares desenvolvidos no Departamento de Ciência da Computação da UFMG, eles geram informações sobre visibilidade, propagação da informação na Web, nuvem de tags e polaridade – que traduz o sentimento ou visão negativa e positiva existente na rede, em um dado momento, sobre as personalidades e eventos. O rastreamento das percepções sobre a Copa é resultado do trabalho de um grupo de pelo menos 30 pesquisadores de quatro instituições federais de ensino aglutinadas em torno do INWeb. Só a UFMG conta com 20 especialistas, sendo 15 do Departamento de Ciência da Computação e cinco de outras unidades – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Ciência da Informação e Faculdade de Ciências Econômicas. Desde novembro de 2009 eles desenvolvem a plataforma tecnológica do Observatório da Web, formada por dezenas de softwares capazes de extrair trilhões de dados da internet e processá-los para que forneçam conhecimento sobre fatos e pessoas. A pesquisa do INWeb – financiada pelo CNPq e pela Fapemig – visa contribuir para o aumento da integração da internet com a sociedade, tornando-a um vetor de mudanças sociais e econômicas no Brasil. Também colaboram com o Observatório da Web outras quatro instituições federais de ensino: o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). (Assessoria de Imprensa da UFMG)
Com a proposta pioneira de monitorar as informações da Copa em tempo real, o Observatório da Copa acompanha o tráfego de mensagens do Twitter sobre o evento durante os jogos, o rastreamento das postagens no mapa do mundo, as palavras do universo esportivo mais utilizadas em sete línguas, uma linha de tempo dos vídeos do YouTube e as fotos mais referenciadas na rede social.