Universidade Federal de Minas Gerais

Reprodução
! clint-eastwood2.jpg

Centro Cultural UFMG exibe nos fins de semana filmes de (e com) Clint Eastwood

sexta-feira, 16 de julho de 2010, às 16h03

Até 29 de agosto, sempre aos sábados e domingos, às 17h, o Centro Cultural UFMG vai exibir filmes do ator, diretor e produtor americano Clint Eastwood. A entrada é franca.

Eastwood, 80 anos de idade e 55 de cinema, é consagrado pelo público e pela crítica. Transita pelos mais diversos gêneros e personagens. Começou com uma série de televisão e foi para a Itália, atuar em spaghetti westerns. Na volta a Hollywood, encarna o detetive Dirty Harry, justiceiro e implacável. Em Em 1988, dirige o filme Bird, demonstrando novo tipo de sensibilidade. A partir de então, dirige e atua em filmes de estilos diversos – westerns, romances, ação –, sempre primando pela qualidade.

O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174, Centro de Belo Horizonte. Outras informações pelo telefone (31) 3409-1090 ou no site www.centrocultural.ufmg.br.

Conheça a programação e as sinopses dos longas.

17 de julho – Por um punhado de dólares
Per um pugno di dollari
direção de Sergio Leone
1964 (Itália), 100min

Um pistoleiro misterioso (Eastwood) chega a San Miguel, cidade muito rude, onde dois grupos rivais de contrabandistas aterrorizavam os cidadãos pobres. Rápido no gatilho, o estranho recebe ofertas de emprego das duas gangues. Sua lealdade não pode ser comprada, mas ele aceita os dois empregos... e desmascara os criminosos com inteligente jogo de confrontações mortais. Com muitos tiros e uma atmosfera cinematográfica jamais vista em filme do gênero, este é o filme preferido de Sergio Leone.

18 de julho - Por uns dólares a mais
Per qualche dollaro in più
Direção de Sergio Leone
1965 (Itália), 131min

Clint Eastwood continua no papel que é sua marca registrada – o de “homem sem nome” – em seu segundo trabalho na famosa trilogia de Sergio Leone. Com roteiro de Luciano Vincenzoni, Por uns dólares a mais é um clássico moderno e um dos maiores westerns de todos os tempos. Eastwood é um caçador astuto e de olhar aguçado que segue a trilha sangrenta de Índio, o bandido mais traiçoeiro do território. Mas seu rival, o coronel Mortimer (Lee Van Cleef), está determinado a apanhar Índio primeiro – vivo ou morto! Sem conseguirem agarrar sua presa ou eliminar um ao outro, os dois têm apenas uma opção: aliarem-se para não enfrentarem a morte certa nas mãos de Índio e seu bando.

24 de julho – O bom, o mau e o feio
II buono, II brutto, II cattivo
Direção de Sergio Leone
1966 (Itália), 161min

Em plena Guerra Civil Americana, três homens, Tuco, Blondie e Angel Eyes, buscam um tesouro enterrado num cemitério, mas cada um deles tem conhecimento apenas de uma parte do mapa, em suas cabeças, e um depende do outro para chegar ao tesouro. Não há limites para trapaças e tentativas de um sobrepujar o outro em seu intento. Clint Eastwood apresenta a figura do requintado, chamado pelo Feio por loirinho, na versão brasileira o Bom. Eli Wallach faz o papel de canastrão, nada requintado e bem mal-educado, com a alcunha de o Feio. Lee Van Cleef, o Mau, é mau em todos os sentidos. O filme não poupa violência, mas tem um toque de humor ácido.

25 de julho – Perseguidor implacável
Dirty Harry
direção de Don Siegel
1971 (EUA), 102min

Após o assassinato de uma jovem em São Francisco, o criminoso manda uma carta ao prefeito da cidade dizendo que matará uma pessoa por dia até receber cem mil dólares. Harry Callahan (Clint Eastwood), detetive que não usa métodos tradicionais, é o encarregado do caso. Enquanto Scorpion (como é chamado o serial killer) continua matando, Callahan e sua equipe tentam capturá-lo. Ele acaba sendo preso, mas é solto por falta de provas. Harry, então, decide quebrar totalmente as regras para acabar com esse assassino, decidindo usar métodos pouco ortodoxos.

31 de julho – Alcatraz – fuga impossível
Escape from Alcatraz
Direção de Don Siegel
1979 (EUA), 111min

São Francisco, 1960. Frank Morris (Eastwood) é um condenado que tem várias tentativas de fugas em seu histórico. Ele é enviado para Alcatraz, prisão de segurança máxima que também é conhecida como “A Rocha” e que fica em uma ilha, sendo que quem tentou escapar de lá foi recapturado ou morreu afogado. Warden Frank percebe pontos vulneráveis de Alcatraz e, com a ajuda de outros internos, tenta pacientemente criar uma rota de fuga.

1º de agosto – Bird
Bird
Direção de Clint Eastwood
1988 (EUA), 161min

Biografia do influente saxofonista e compositor de jazz Charlie Parker (1920-1955). Viciado em drogas desde muito jovem, Charlie teve ao longo da sua carreira muitos altos e baixos. Graças ao apoio da sua dedicada mulher Chan, que tudo fez para evitar o seu internamento numa instituição mental, Charlie continuou a tocar o seu novo estilo de música, levando a uma autêntica revolucão no jazz.

7 de agosto - Os imperdoáveis
titulo original: (Unforgiven)
direção de Clint Eastwood
1992 (EUA), 131min

Bill Munny (Eastwood), pistoleiro aposentado, volta à ativa quando lhe oferecem mil dólares para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. Nesse serviço, dois outros pistoleiros o acompanham, e eles precisam se confrontar com um inglês (Richard Harris) que também deseja a recompensa e com um xerife (Gene Hackman) que não quer tumulto em sua cidade.

8 de agosto – As pontes de Madison
The bridges of Madison County
direção de Clinton Eastwood
1995 (EUA), 135 min

Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), seus filhos descobrem, por meio de um diário, que a mãe teve rápido e intenso relacionamento extraconjugal com um fotógrafo da National Geographic. No verão de 1965, enquanto o marido e os filhos estão viajando, Francesca, que é fazendeira em Iowa, recebe a inesperada visita do fotojornalista Robert Kincaid (Eastwood). Ele pede informações sobre as pontes de Madison, as quais deverá fotografar para a revista em que trabalha. Francesca fornece as informações, mas acaba se envolvendo com Kincaid. O romance é tão intenso quanto rápido: dura apenas quatro dias. Quando os filhos descobrem o amor secreto da falecida mãe, passam a questionar seus próprios casamentos.

14 de agosto – Sobre meninos e lobos
Mystic River
Direção de Clint Eastwood
2003 (EUA), 137 min

Após a filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) ser encontrada morta, Sean Devine (Kevin Bacon), seu amigo de infância, é encarregado de investigar o caso. As investigações de Sean o fazem reencontrar um mundo de violência e dor que ele acreditava ter deixado para trás, além de colocá-lo em rota de colisão com o próprio Jimmy, que deseja resolver o crime de forma brutal. Há ainda Dave Boyle (Tim Robbins), que guarda um segredo do passado que nem mesmo sua esposa conhece. A caçada ao assassino faz com que os três tenham de reavivar fatos marcantes do passado, que eles desejavam que ficassem esquecidos para sempre.

15 de agosto – Menina de ouro
Million dollar baby
Direção de Clint Eastwood
2004 (EUA), 137min

Frankie Dunn (Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma ensinar a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada, relacionando-se apenas com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Um dia surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

21 de agosto – A conquista da honra
Flags of our fathers)
Direção de Clint Eastwood
2006 (EUA), 132min

Fevereiro de 1945. Apesar da vitória anunciada dos aliados na Europa, a guerra no Pacífico prosseguia. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi pela posse da ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem-símbolo da guerra: cinco fuzileiros e um integrante do Corpo Médico da Marinha erguendo a bandeira dos Estados Unidos no monte Suribachi. Alguns desses homens morreram logo após esse momento, sem jamais saberem que foram imortalizados. Os demais permaneceram na frente de batalha com seus companheiros, que lutavam e morriam sem qualquer ostentação ou glória.
A produção foca os dramas vividos por alguns membros do exército norte-americano que estiveram presentes na ilha japonesa e, após erguerem a bandeira, seguiram numa espécie de turnê pelos EUA, a fim de angariar fundos para a manutenção do exército do país no Japão – continuando assim com o conflito mundial.

22 de agosto – Cartas de Iwo Jima
Letters from Iwo Jima
Direção de Clint Eastwood
2006 (EUA), 140min

Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do Exército Imperial japonês, chega à ilha de Iwo Jima. Muito respeitado como hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e, além disso, conhecera o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por causa disso, o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes, Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia anteriormente usada: ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que dão para as suas tropas a posição ideal contra as forças americanas que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945.
Os japoneses sabem que as chances de saírem vivos dali são mínimas. Enquanto tudo isso acontece, Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dão vozes e rostos para aqueles que ali estão, bem como relatam os meses antecedentes à batalha e ao combate propriamente dito – tudo pela ótica dos japoneses.

28 de agosto – Gran Torino
Gran Torino
Direção de Clint Eastwood
2008 (Austrália/EUA), 116 min

Walt Kowalski (Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coreia, agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos em casa, bebe cerveja e vai mensalmente ao barbeiro (John Carroll Lynch). Sua vida muda quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais ele despreza. Ressentido e desconfiado de todos, Walt apenas deseja passar tranquilamente o tempo que lhe resta de vida; até que Thao (Bee Vang), seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar seu carro, um Gran Torino retirado da linha de montagem por ele próprio. Walt consegue impedir o roubo, o que faz com que se torne uma espécie de herói local – especialmente para Sue (Ahney Her), mãe de Thao, que insiste que ele deve trabalhar para Walt a fim de compensá-lo. Embora inicialmente não queira saber dessas pessoas, Walt acaba cedendo e coloca o rapaz para trabalhar fazendo consertos na vizinhança, dando início a uma amizade improvável que mudará a vida de ambos. Convivendo com a simpatia incansável de Thao e sua família, Walt acaba compreendendo algumas verdades sobre os vizinhos e sobre si mesmo. Essas pessoas – refugiados provincianos de um passado cruel – têm mais em comum com Walt do que sua própria família, e revelam a ele aspectos de sua alma que haviam ficado encobertos desde a guerra, tal como o Gran Torino, imobilizado na escuridão de sua garagem.

29 de agosto – Invictus
Invictus
Direção de Clint Eastwood
2009 (EUA), 134min

Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência de que a África do Sul continuava a ser um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto, reuniu-se com François Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentivou para que a seleção nacional fosse campeã.
(Fonte das sinopses: www.adorocinema.com)

(Com assessoria de comunicação do Centro Cultural UFMG)


05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente