Termina nesta sexta-feira, 23 de julho a 34ª Conferência Internacional do Grupo de Psicologia da Educação Matemática (PME34), aberta no dia 18 no Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG. O evento reúne cerca de 400 pesquisadores de vários países em torno do tema da matemática como conhecimento cultural compartilhado em diferentes contextos. “Tais debates têm se mostrado importantes na identificação de conflitos entre a prática da matemática em contextos específicos e a ensinada na escola”, afirma a professora Marcia Fusaro, coordenadora do comitê que organiza o evento. A Conferência, que acontece pela segunda vez no Brasil, é realizada em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade de Rio Claro (SP). “Os encontros do PME são reconhecidos internacionalmente pelo seu impacto na pesquisa na área, produtividade das discussões realizadas e qualidade dos trabalhos apresentados”, diz Fusaro. Segundo a professora, os eventos têm reunido, além de grande número de pesquisadores ativos, editores de revistas e jornais importantes na área. Grupo Segundo Márcia Fusaro, o grupo foi constituído com o objetivo de fomentar o intercâmbio de informações científicas na área de pesquisa da educação matemática e gerar uma compreensão mais efetiva sobre a influência do psicológico nas relações de ensino/aprendizagem nesta área. “Na pesquisa contemporânea sobre estas relações e sobre processos de construção do conhecimento, abordagens sócio-histórico-culturais emergem com contribuições importantes nas investigações que vêm sendo realizadas”, diz a professora, para quem a demanda por constituição de grupos interdisciplinares vem atraindo pesquisadores de diferentes áreas de pesquisa em psicologia, educação matemática, educação e educação em ciências em geral. Mais informações no site do evento.
A 34ª Conferência Internacional do Grupo de Psicologia da Educação Matemática é um evento do International Group for the Psychology of Mathematics Education, fundado em 1976 em Karlsruhe, na Alemanha, durante o terceiro encontro do International Comitee for Mathematics Instruction.