Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos Foca Lisboa
testamento.JPG
Genealogia da família Fonseca e testamento de Martim Afonso de Souza: acervo da UFMG

Seminário sobre conservação de obras raras discute hoje papéis do restaurador e do bibliotecário

terça-feira, 3 de agosto de 2010, às 11h24

Com o tema Conservação e Restauro: perspectivas de atuação profissional, prossegue hoje (terça, 3), no prédio da Biblioteca Central, o I Seminário de Acervos Raros e Especiais da UFMG, promovido pela Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária.

A atividade, que acontece a partir de 14h, terá como convidadas as professoras Bethânia Reis Veloso, diretora do Cecor/UFMG, que falará sobre a atuação profissional do conservador-restaurador, e Ana Virgínia Teixeira Pinheiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que abordará a ação do bibliotecário na gestão de acervos raros. O debate com as duas especialistas será mediado pela vice-diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Rosemary Tofani Mota.

Iniciada na segunda-feira, dia 2, a primeira edição do Seminário de Acervos Raros reúne bibliotecários, estudantes, bibliófilos e outras pessoas interessadas na preservação de obras raras. Além dos debates, o evento conta com atividades paralelas, como as oficinas de catalogação e de introdução às técnicas de acondicionamento de obras raras, e uma exposição de exemplares pertencentes ao acervo da UFMG.

O seminário se encerra nesta quarta-feira com o debate Brasiliana: livros e leituras e com uma discussão sobre os caminhos do livro no Brasil.

arvore.JPG
Detalhes da genealogia da família Fonseca