Se a máxima diz que “o importante é competir”, a verdade é que a pressão sobre os atletas é sempre pela vitória. E para ganhar é preciso muito treino. O preparo das equipes busca a otimização dos recursos disponíveis. Uma das teorias que visam construir um modelo que atenda a essa necessidade é a do Sistema Integrado do Treinamento Esportivo, baseada na utilização harmônica de ciências diversas como a psicologia e a fisioterapia. O sistema é o assunto da palestra inaugural da disciplina da pós-graduação Metodologia do Treinamento Esportivo, que será ministrada pelo professor Leszek Antoni Szmuchrowski, nesta quinta-feira, 12, às 14h, no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no campus Pampulha. O Sistema Integrado do Treinamento Esportivo aponta a relevância das etapas da preparação serem compatíveis umas com as outras e tenderem para um mesmo objetivo, formando um sistema complexo e integrado. “Em um treino estão presentes diversas ciências auxiliares. O sistema integrado tem por função reconhecer esses subsistemas do processo e fazer que eles funcionem de forma harmônica e estruturada”, explica Leszek. Essa perspectiva é fundamentada na Teoria Geral dos Sistemas, que defende exatamente a análise do todo por meio de suas partes interdependentes, e vai contra os métodos tradicionais, que tratam as necessidades do atleta segundo etapas, muitas vezes, sem qualquer tipo de integração. Outra diferença do método elaborado pelo professor é a flexibilidade. O sistema fechado, modelo de treinamento mais difundido, elabora um plano de atuação para o preparo do atleta que não permite modificações ao longo do processo. Por exemplo, mesmo se um projeto de treinamento para uma equipe de futebol apresenta resultados insatisfatórios em uma competição, o programa de preparação permanecerá o mesmo até o fim. O sistema integrado elimina essa imutabilidade do treinamento. Ele se preocupa com os efeitos do preparo na prática esportiva e usa os resultados para se reformular. “O treinamento é mais flexível com o objetivo de responder prontamente às demandas surgidas durante a sua realização”, diz o pesquisador. Para Leszek, a discussão do Sistema Integrado de Treinamento Esportivo se torna ainda mais relevante neste momento em que o Brasil se prepara para ser sede de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “As equipes buscarão maior eficácia e esse é o principal objetivo de um treinamento integrado”, justifica. Além disso, segundo ele, debates como o de hoje também servem para dar ênfase à essa teoria recente no meio acadêmico, mas que já rendeu importantes resultados, inclusive para o próprio Leszek. “Desde meu doutorado, em 1991, tenho aplicado esse método, e os resultados têm sido bastante favoráveis. Na seleção brasileira de judô, por exemplo, verificamos significativo crescimento das vitórias”, destaca.