Universidade Federal de Minas Gerais

banda robo.JPG

Alunos da Engenharia de Controle e Automação constroem banda de robôs

quinta-feira, 19 de agosto de 2010, às 7h40

Muitos querem ter uma banda. Alguns, para conseguir, convidam guitarrista, vocalista; outros constroem robôs e os programam para tocar aquilo que querem. Esta foi a alternativa escolhida pelos alunos da disciplina Introdução à Engenharia de Controle e Automação, no 1º semestre de 2010, do curso Engenharia de Controle e Automação, da UFMG. Além de elaborar robôs, os estudantes tiveram que simular o funcionamento de uma empresa real, realizando planejamento de tempo, de custo e respondendo às demandas de um cliente.

A banda robô foi composta por três instrumentos – violão, bateria e teclado – que tinham que funcionar harmonicamente ao fim do processo. A montagem dos robôs foi feita utilizando lego mindstorms, pecinhas semelhantes às do brinquedo infantil, produto elaborado especificamente para robótica. Ele possui sensores e controladores que permitem programação por computador.

O trabalho foi distribuído em cinco grupos que se responsabilizaram pela construção dos instrumentos musicais. Foram destinadas duas equipes para a montagem do violonista, duas para o tecladista e um para a bateria. Por fim, as equipes se reuniram para sincronizar os três robôs e fazer com que tocassem compassados. Segundo a professora Carmela Polito Braga, que dividia o comando da disciplina com Patrícia Pena, “esse trabalho é feito de forma intuitiva, na base do erro e acerto”. Mas, segundo ela, isso não implica a ausência dos principais fundamentos da engenharia em sua construção. “A atividade possibilita que os alunos tenham contato intenso com os conceitos”, aponta.

A aluna Olívia Coelho, participante do grupo encarregado de construir o robô violonista, deixa claro o caráter experimental do projeto. Segundo ela, ao longo do processo surgiram dificuldades que precisaram ser superadas com criatividade e agilidade, pois havia pouco tempo para concluir o trabalho. Ela aponta que o lego não foi suficiente para o objetivo dos alunos e a solução foi reforçá-lo. “Com o lego, não tínhamos a força necessária para apertar as cordas do violão, então tivemos que adaptar as engrenagens para aumentar a força da estrutura que apertaria as cordas”, destaca a estudante.

Os robôs eram programados por meio de controladores. Na fase inicial, essa programação era feita individualmente, ficando cada grupo responsável pelo seu instrumento. Posteriormente, a tarefa de sincronizar todos os aparelhos se torna coletiva. Como explica Olívia, a dificuldade foi fazer que as máquinas tocassem ao mesmo tempo e formassem, pela soma de suas atividades, as músicas desejadas – Eye of the tiger, da banda Survivor e Smoke on the water, do Deep Purple.

“A harmonização foi feita adaptando-se o tempo da bateria e do teclado ao do violão, que era o mais lento e menos ajustável”, diz. A sincronia acontece por meio de infravermelho. As máquinas, devido à programação, se comunicavam indicando o momento de começarem a música. “Um dos robôs foi programado para enviar um sinal para que todos começassem a tocar juntos.”, explica a estudante.

Empresa
Para simular a estrutura de uma empresa, a disciplina utilizou uma nova metodologia de ensino. De acordo com a professora Carmela Braga, esse foi o primeiro período em que se aplicou esse método. “O objetivo era integrar as etapas do processo de produção como ocorre em uma empresa”, afirma.

A turma era dividida em grupos, com gerentes e coordenadores escolhidos entre os alunos do 1º período, responsáveis pela organização. Os primeiros eram incumbidos de estruturar o trabalho dos grupos vinculados a um dos instrumentos, o outro tinha por função o acompanhamento de todas as equipes. Também havia clientes, representados pelos monitores da disciplina. Estes, alunos de períodos mais avançados, pediam o produto às equipes e também as ajudavam em suas dúvidas.

Olívia, gerente de equipe, viu nesse trabalho uma boa oportunidade de ter acesso ao cotidiano dos profissionais da área atuantes no mercado de trabalho. “Foi bom poder trabalhar com automação, que é o mais interessante para mim, e ao mesmo tempo tomar conhecimento de como funciona uma empresa”, conta a estudante.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente