Universidade Federal de Minas Gerais

II Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação pode ser acompanhado pela web

quinta-feira, 19 de agosto de 2010, às 9h45

A Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG promove hoje e amanhã, 19 e 20 de agosto, o II Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação. Na pauta do evento estão questões relacionadas à ampliação de contextos, tipos e suportes de informação que impactam a área de catalogação.

As atividades acontecem no Auditório Azul e sala 1000 da ECI, no campus Pampulha - avenida Antônio Carlos, 6627, das 8h às 20h. Participam professores, pesquisadores e profissionais envolvidos com temas da catalogação e de produção e gestão de bases de dados.

Acompanhe aqui a transmissão das atividades.

Conheça a programação:

DIA 19/08

9h - Recepção

9h30 Abertura e boas-vindas da ECI/UFMG
Beatriz Valadares Cendón - Diretora (Pró Tempore) da Escola de Ciência da Informação da UFMG
Gercina Ângela Borém Oliveira Lima - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Cíntia de Azevedo Lourenço - Coordenadora do Curso de Graduação em Biblioteconomia
Mesa 1: Controle bibliográfico e catalogação cooperativa: história, conceitos, políticas, procedimentos, tecnologias

9h50 História e conceitos do controle bibliográfico no Brasil e no mundo, por Bernadete Santos Campello (UFMG)

10h15 O poder integrador da catalogação cooperativa no Brasil, por Nanci Oddone (UFBa)

10h40 Intervalo para café

11h A Biblioteca Nacional e o controle bibliográfico nacional: panorama atual e perspectivas futuras, por Luciana Grings (Biblioteca Nacional) e Stela Márcia Pacheco (Biblioteca Nacional)

11h30 Debate - Mediador: Terezinha de Fátima Carvalho de Souza (UFMG)

12h Almoço

Mesa 2: Sistemas de informação científica: políticas, procedimentos, tecnologias
14h Cooperação de Dados: processo histórico e situação atual no contexto da Rede de Bibliotecas da Unesp, por Flávia Maria Bastos (Unesp) e Marta Lígia Pomim Valentim (Unesp)

14h25 Rede de Informação em Ciências da Saúde na América Latina e no Caribe: as metodologias da Biblioteca Virtual em Saúde-BVS, por Maria Anália da Conceição (Bireme)

14h50 Debate - Mediador: Plácida L. V. A. da C. Santos (Unesp)

15h20 Intervalo para café

Mesa 3: Pesquisa em Catalogação: princípios, modelos, normas
15h40 FRBR: aplicação ao padrão de metadados da biblioteca de teses e dissertações do Ibict, por Cíntia de Azevedo Lourenço (UFMG)

16h05 Manifestações de obras musicais: o uso do título uniforme, por Kátia Lúcia Pacheco (UFMG)

16h30 Sintaxe e semântica de registros bibliográficos: proposta de aplicação à conversão ao Formato MARC 21 Bibliográfico, por Zaira Regina Zafalon (UFSCar/Unesp) e Plácida L. V. A. da C. Santos (Unesp)

16h55 Debate - Mediador: Fernando Modesto (USP)

17h30 Reunião de trabalho (aberta)
Pauta: participação do Brasil nos estudos para elaboração de normas internacionais; política brasileira para tradução das normas; avaliação das atividades realizadas pelo GEPCAT e das atividades propostas
Responsável: Elisa Campos Machado (UniRio)

DIA 20/08

Mesa 3: Pesquisa em Catalogação: princípios, modelos, normas
9h A noção de estrutura como fundamento para a produção dos registros das bases de dados, por Cristina Dotta Ortega (UFMG)

9h25 Bases de dados: fontes para a produção de indicadores do trabalho imaterial, por Nair Yumiko Kobashi (USP)

9h50 Intervalo para café

10h10 RDA e a possibilidade de um código brasileiro de catalogação, por Eliane Serrão Alves Mey (UniRio) e Zaira Regina Zafalon (UFSCar/Unesp)

10h35 Debate - Mediador: Fernando Modesto (USP)

11h05 Almoço
Mesa 4: Ensino em Catalogação: conteúdos programáticos e questões metodológicas

14h Análise de conteúdos programáticos de Representação Descritiva em cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia no Brasil e em cursos de Ciência da Informação em Portugal, por Terezinha Batista de Souza (UEL)

14h25 Ensino de catalogação: princípios ou normas?, por Eliane Serrão Alves Mey, Elisa Campos Machado, Maria Tereza Reis Mendes e Naira Christofoletti Silveira (UniRio)

14h50 Debate - Mediador: Concília Teodósio (Fesp)

15h20 Intervalo para café

15h40 Avaliação do Encontro e encerramento - Coordenação: Cristina Dotta Ortega (UFMG)
Relatoria:
Márcia Milton Vianna e Lídia Alvarenga (UFMG)