Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
CONGO PENACHO REAL.JPG
Congo Penacho Real é uma dos números do repertório do Aruanda

Grupo Aruanda comemora 50 anos com apresentação neste domingo na entrada do Conservatório

sexta-feira, 20 de agosto de 2010, às 15h33

O Grupo Aruanda, que conta com 60 integrantes voluntários, entre dançarinos e musicistas, e divulga manifestações folclóricas, comemora 50 anos de atividades e vai apresentar danças brasileiras na entrada do Conservatório UFMG, neste domingo, 22, a partir das 10h. O espetáculo será uma viagem pelas regiões do Brasil, com explicações sobre as origens e características das manifestações.

O Grupo Folclórico Aruanda é um dos mais respeitados representantes da cultura popular do Brasil e se destaca pela pesquisa, preservação e divulgação fiel de danças, músicas e folguedos tradicionais brasileiras. Fundado em 1960 e com sede em Belo Horizonte, o Aruanda tem catalogadas mais de 100 manifestações, com suas respectivas coreografias e músicas, e acumulou cerca de cinco toneladas de trajes e adereços. Tem ainda uma rica biblioteca com livros sobre o folclore aberta a pesquisa de estudantes, principalmente, e presta consultorias para instituições de cunho cultural e social.

O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1534, Centro de Belo Horizonte. Outras informações pelo telefone (31) 3409-8300.