Universidade Federal de Minas Gerais

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Portal utiliza tecnologia inédita para acompanhar notícias dos internautas na web

Observatório monitora uso da web nas eleições presidenciais

sexta-feira, 27 de agosto de 2010, às 9h55

Com aproximadamente 65 milhões de brasileiros conectados à Internet – o correspondente a 36% da população, segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil – a campanha presidencial deste ano começa a refletir um fenômeno já observado em países desenvolvidos. Cada vez mais, a internet exerce um papel relevante na formação da opinião pública e, consequentemente, nas estratégias de campanha e nas intenções de voto para os candidatos.

Com a proposta de acompanhar esta realidade, o Observatório das Eleições 2010 (http://observatorio.inweb.org.br/eleicoes2010) é a primeira ferramenta gratuita dedicada ao monitoramento das eleições na rede mundial de computadores em tempo real.

Projeto de pesquisa multidisciplinar, coordenada pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG, o portal mede as citações aos presidenciáveis em sites de notícias online de todas as regiões do país, blogs e na rede social Twitter. No total, cerca de 200 fontes de informação oferecem uma visão abrangente da Web, permitindo comparar o volume de referências aos candidatos em diferentes intervalos de tempo.

Recursos intuitivos e interativos ainda possibilitam análises complementares, como a freqüência de citações por mídia e a filtragem das notícias por temas e termos relacionados à campanha eleitoral.

Todas as referências aos candidatos são disponíveis livremente na internet e foram coletadas por dezenas de softwares desenvolvidos no Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Tecnologia
Os pesquisadores da UFMG utilizam um conjunto inédito de tecnologias de engenharia na Web - como recuperação de informação, gerenciamento de dados da web, mineração de dados e visualização – para entender o que está sendo veiculado nas várias mídias e pelos vários usuários. Esse entendimento é fundamental para avaliar o efetivo impacto das campanhas na internet e como os usuários interagem e reagem às notícias e discussões.

A consulta à visibilidade no Twitter, rede social com crescente popularidade no país, traz outro recurso diferenciado além da nuvem de tags: a propagação dos tweets. “Somos os primeiros a mostrar quantas pessoas foram atingidas por uma mesma informação em um intervalo de tempo”, destaca Wagner Meira, pesquisador do INWeb.

INWeb
O Observatório das Eleições 2010 integra o Observatório da Web, um dos projetos de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web, financiado pelo CNPq e pela Fapemig. Colaboram com o estudo cerca de 30 especialistas de quatro instituições federais de ensino: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além das Eleições 2010, a equipe monitora redes sociais específicas, como a Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (Inova), e a dinâmica de eventos de alcance mundial, como a Copa do Mundo.

(Assessoria de Divulgação do INWeb)

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