Universidade Federal de Minas Gerais

Bienal_Zero.JPG

UFMG abre hoje a Bienal Zero

quarta-feira, 15 de setembro de 2010, às 7h40

A UFMG e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), por meio da Escola Guignard, inauguram nesta quarta, dia 15, a Bienal Universitária de Arte, também chamada Bienal Zero. A exposição reúne obras de 62 alunos de graduação de quatro universidades brasileiras - UFMG, Guignard, Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Unicamp - e da Universidade de Córdoba, da Argentina. Tais instituições fazem parte da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

A abertura da Bienal acontece nos dois locais onde as obras ficarão expostas: às 11h, na Biblioteca Universitária, no campus Pampulha, e às 20h30, na Escola Guignard, no bairro Mangabeiras. O evento é promovido em parceria com as fundações Rodrigo Mello Franco de Andrade, da UFMG, Universitária Mendes Pimentel (Fump) e de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas-Artes (EBA) e curador da Bienal, lembra que a UFMG tem aberto seus muros para processos criativos e manifestações artísticas, com o objetivo de construir base e formar público para arte e cultura. “Este é um processo lento, mas a universidade é um grande espaço de diversidade de conhecimento, e deve receber a arte como dona de vocabulários próprios, que lida com sentimentos, afetividade e revela uma forma diferenciada de produzir coisas”, afirma Fabrício.

Serviço

Bienal Universitária de Arte
15 de setembro a 15 de outubro
Biblioteca Central, no campus Pampulha
(avenida Antonio Carlos, 6627)
Galeria da Escola Guignard/Uemg
(rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras)
Obras de arte contemporânea de 62 alunos

Exposição de Arte Ambiental
Até 8 de outubro
Espaço Expositivo da Reitoria
Três instalações que relacionam espaço, ambiente e arte

Poéticas Computacionais
1º a 14 de outubro
Galeria do Centro Cultural UFMG
(avenida Santos Dumont, 174)
Instalações ambientais e interativas