Universidade Federal de Minas Gerais

Evento na Fafich discute descriminalização do aborto

terça-feira, 28 de setembro de 2010, às 7h31

O aborto e a autonomia da mulher estão no centro do debate que será promovido nesta terça-feira, dia 28, pelo Grupo de Psicologia e Feminismos, vinculado ao Núcleo de Psicologia Política da UFMG. O evento acontece às 9h30 no auditório Professor Baesse, no 4º andar da Fafich, e integra as comemorações do Dia pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe.

“Nossa proposta é promover um debate tema revestido de grande simbolismo, porque confronta a sociedade com assuntos ‘intocáveis’, como o da "propriedade’ dos corpos femininos”, explica Claudia Mayorga, coordenadora do Núcleo de Psicologia Política.

A descriminalização do aborto é uma reinvidicação de grupos sociais que lutam pela igualdade de direitos sexuais, pela autonomia da mulher e a garantia de saúde pública. Entretanto, a ampliação do debate também é marcada por posições contrárias, como a de grupos religiosos com representação, inclusive, no Congresso Nacional. “As posições sobre o temática têm sido marcadas por desconhecimentos, preconceitos e por silenciamentos que revelam a urgência de se colocar em discussão um assunto que exige delicadeza e consciência da polêmica que desperta”, afirma Renata Belarmino, participante do Grupo Psicologia e Feminismos.

O debate reunirá representantes de núcleos de pesquisa, organizações de mulheres e feministas e representantes governamentais que trabalham com políticas públicas voltadas para o assunto. Outras informações pelo site.

Saiba mais sobre o tema em artigo da professora Claudia Mayorga, publicado na última edição do Boletim UFMG:

Aborto: por que a autonomia das mulheres incomoda tanto?