Universidade Federal de Minas Gerais

Meijo University
Sumio_Iiijima_Mejo.JPG
Iijima: sua pesquisa inovou a ciência de materiais

Sumio Iijima, 'descobridor' dos nanotubos de carbono, faz palestra na UFMG

segunda-feira, 27 de setembro de 2010, às 7h09

O físico japonês Sumio Iijima, considerado o “pai” dos nanotubos de carbono faz palestra aberta ao público na UFMG nesta segudna-feira, 27 de setembro. O workshop será às 9h, no auditório 3 do ICEx. Iijima é da Meijo University, de Nagoya, e dirige o Research Center for Advanced Carbon Materials, ambos no Japão.

Sua vinda à UFMG decorre de agenda acadêmica com pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Nanotubos de Carbono, cuja coordenação nacional está a cargo da UFMG, por meio do professor Marcos Pimenta, do Departamento de Física. Além de referência na pesquisa e produção de nanotubos para a comunidade científica no país, a Universidade pretende instalar Centro de Tecnologia de Nanotubos no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).

O evento no ICEx contará com outras dez palestras de professores da UFMG e pesquisadores do CDTN e do Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base (IEBT).

Em 1991, Sumio Iijima descreveu pela primeira vez a existência de moléculas de carbono com propriedades especiais. O trabalho foi publicado no mesmo ano pela revista Nature sob o título Helical microtubules of graphite carbone e gerou grande repercussão mundial.

Por esta descoberta, Iijima recebeu vários prêmios, dentre eles a medalha Benjamin Franklin em 2002 e o prêmio Kavli para nanociência em 2008.

Saiba mais sobre o tema.