O coordenador do Centro de Extensão do ICEx, Wagner Corradi, em entrevista ao Portal de Notícias da UFMG, avalia que a extensão representa uma possibilidade de os alunos levarem para a comunidade o conhecimento que aprendem nas salas de aula. “Durante o evento UFMG Conhecimento e Cultura, isso é feito de maneira ostensiva e muito bem feita", analisa o professor, vinculado ao Departamento de Física. Ele também exalta o envolvimento dos alunos durante a exposição dos trabalhos. Qual a importância da Semana do Conhecimento para a área que você coordena? Como é feita a seleção dos trabalhos apresentados? Qual a importância da extensão para a universidade? Qual é a situação da extensão no ICEx? Quais são projetos de destaque expostos no Icex nesta semana?
A Semana do Conhecimento é importante porque permite a exposição, de uma forma conjunta, das ações desenvolvidas no ICEx, que apresenta uma diversidade acadêmica muito grande nas áreas de química e física, entre outras. A Semana do Conhecimento oferece ao estudante a possibilidade de colocar no papel tudo que está sendo feito e permite à comunidade ter acesso a essas informações.
Estão expostos trabalhos feitos com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e que estejam em sintonia com as políticas educacionais e do estado. São considerados também projetos cujos resultados provoquem maiores impactos na sociedade.
Na extensão é mais fácil fazer a relação entre três áreas muito importantes para a universidade: o ensino, a pesquisa e a comunidade. E é preciso considerar que todos estão ligados. A extensão é também uma forma de ensino e a pesquisa leva o conhecimento através da atividade de ensino. A comunidade está sempre na ponta final desse processo.
Este ano, desenvolvemos 177 projetos e ações de extensão. Desse total, 21 são cursos na Ciência da Computação, sete na Física e cinco na Matemática. A Química, por sua vez, realizou 141 atividades, que chamamos de prestação de serviços. Isso ocorre quando uma organização externa solicita a realização de determinado trabalho.
É difícil destacar alguns trabalhos, porque existem diferentes áreas aqui dentro que se valem de métodos diferentes. Alguns têm visibilidade maior, como o ensino de astronomia ou o Laboratório de Matemática que atrai muitos alunos de escolas públicas e privadas que querem conhecer como a matemática é trabalhada de uma forma lúdica. Mas existem outros projetos que não têm tanta visibilidade, como um que estuda a probabilidade dentro do futebol e que provoca muito interesse nos jovens. Justamente por ser uma forma de mostrar como o ensino pode ser utilizado no dia a dia.