Universidade Federal de Minas Gerais

Plano de ensino propõe enfoque sustentável na formação do arquiteto

sexta-feira, 29 de outubro de 2010, às 8h30

Novos cursos, novas metodologias. Com a implantação do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, (Reuni) outras questões se impuseram aos profissionais da educação em relação a métodos de ensino eficientes e abrangentes.

Diante disso, professores da Escola de Arquitetura elaboraram um plano de estudo capaz de levar às disciplinas de tecnologia da construção, do curso de Arquitetura e Urbanismo noturno, uma evidência maior do problema da sustentabilidade em relação aos edifícios.

A proposta surgiu do esforço conjunto dos professores José Eustáquio Machado de Paiva, Cynara Fiedler Bremer e Maria Luiza Almeida Cunha de Castro, do Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo, para a disciplina Tecnologia do Ambiente Construído e Sustentabilidade, e ganhou o Prêmio Ethos-Valor 2010, na subcategoria Plano de Ensino/Educação para a Sustentabilidade.

O plano de curso traz uma nova contribuição para a graduação em Arquitetura e Urbanismo, cuja versão noturna é centrada nas questões urbanas e habitacionais, com ênfase na abordagem da tecnologia da construção. Nesse sentido, a escolha de materiais, produtos e sistemas construtivos em muito pode contribuir para a minimização dos impactos ambientais e a melhoria das condições de vida das pessoas. “O objetivo é promover na graduação um aprendizado que leve os alunos a considerarem a perspectiva da sustentabilidade na decisão tecnológica”, afirma José Eustáquio.

Agente de transformação
Segundo o professor, não se pode falar propriamente em “arquitetura sustentável”, uma vez que não se fazem estudos sistemáticos dos edifícios em relação à capacidade de suporte dos ecossistemas e da sociedade. Na abordagem desenvolvida, os professores buscaram incorporar fatores relevantes, como indicadores de energia incorporada, princípios de ética e de responsabilidade socioambiental e metodologias que permitam trabalhar o processo decisório de forma multifatorial, reforçando o papel do arquiteto como sujeito ativo de transformação da sociedade.

“O profissional precisa lidar com problemas urbanos presentes nas cidades contemporâneas, como é o caso das construções de periferias e áreas de baixas condições de habitabilidade, e que hoje constituem uma parcela significativa das moradias em todo o Brasil.”, explica.

A proposta considera o arquiteto não somente como projetista, mas também como formador de opinião e educador. Como consta no próprio estudo, o objetivo é preparar o profissional para articular, no momento de sua atuação, as sustentabilidade econômica, social e ambiental. “Isso significa, dentre outras coisas, valorizar ainda mais a compreensão da decisão tecnológica tendo em vista uma maior consideração das pessoas, do seu contexto cultural e social, como também uma maior inserção ecológica do ambiente construído”, afirma José Eustáquio.

De forma ampla, destaca o estudo, a disciplina tem por finalidade conscientizar o aluno sobre a importância da reavaliação das relações entre o objeto construído, o homem e o meio ambiente. “Para isso serão abordadas temáticas como o menor uso de energia nas construções, os causadores da crise ambiental atual, os problemas urbanos. A disciplina também possibilitará a discussão de um novo paradigma sustentável”, destaca.

Prêmio Ethos-Valor
O trabalho, vencedor da categoria Professores, na subcategoria Plano de Ensino, concorreu na primeira fase com outros 53 estudos sobre o tema Educação para a Sustentabilidade elaborados por instituições de ensino de todo o país.

Classificado para a etapa seguinte, disputou com outros dois projetos. No dia 6 de outubro, em cerimônia realizada em São Paulo, ele foi anunciado vencedor.
O prêmio, que em 2010 realizou sua 10ª edição, é uma iniciativa do Instituto Ethos e do jornal Valor Econômico. Ele é voltado para professores e estudantes universitários e pretende fomentar a produção de trabalhos sobre responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente