Nas duas últimas décadas, as práticas curriculares da alfabetização sofreram fortes transformações. A dinâmica dessas mudanças impôs novos problemas e dificuldades aos educadores. São alguns desses obstáculos que o professor Antônio Augusto Gomes Batista, da Faculdade de Educação (FaE), discute na conferência do Ceale Debate, nesta terça, 9, às 19h30, na FaE, no campus Pampulha. Na conferência Alfabetização e ensino de português: problemas e perspectivas, que fecha o ciclo de palestras de 2010, Antônio Augusto Gomes Batista vai tratar de um dos grandes desafios da pós-alfabetização: a dificuldade dos alunos de desenvolver a fluência e a compreensão em leitura. Segundo o professor, alfabetizar não se resume a ensinar aos alunos o sistema de escrita e fazer com que eles decodifiquem as letras. Além disso, é preciso desenvolver a capacidade dos estudantes de produzir e compreender textos com autonomia. Para consolidar a alfabetização, Antônio Augusto Gomes Batista destaca quatro aspectos fundamentais que devem ser trabalhados pelos educadores: familiarizar os alunos com o mundo da escrita, para que eles conheçam suas funções, os diferentes tipos de textos e significados; proporcionar uma ampliação do universo cultural dos estudantes; favorecer a aquisição da fluência na leitura; e ensinar estratégias de leitura e compreensão. No entanto, o professor ressalta que a escola brasileira ainda não investe o suficiente na consolidação desse processo. Devido a esse problema, o professor aponta que surgiram divergências entre os educadores a respeito da melhor forma de organização do conteúdo no processo de alfabetização: alguns profissionais defendem a utilização de pedagogias estruturadas (ou visíveis), as quais têm uma sequência específica de conteúdos a ser seguida, enquanto outros preferem o contrário, ou seja, pedagogias não-estruturadas (incidentais ou invisíveis). Para Antônio Augusto Gomes Batista, essa discordância cria uma polarização muito grande no campo da alfabetização e da língua escrita. “Isso é muito ruim. O ideal é que o professor escolha o melhor método para cada situação, considerando as características dos seus alunos”, afirma. O Ceale Debate é um ciclo de conferências que acontece mensalmente na Faculdade de Educação. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. Todas as palestras são transmitidas, ao vivo, via internet, pela Rádio FaE. Mais informações no Portal Educativo Ceale. (Com Assessoria de Comunicação do Ceale)