Universidade Federal de Minas Gerais

Angela Lopes
C. Lobo e P. Mestre.jpg
Chico Lobo e Pedro Mestre são atrações do Quarta Doze e Trinta

Chico Lobo e Pedro Mestre se apresentam no Quarta Doze e Trinta

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010, às 9h20

Nesta quarta feira, 1º de dezembro, o Quarta Doze e Trinta promove um encontro da viola campaniça de Portugal com a viola caipira do Brasil. O projeto recebe o show do duo Chico Lobo e Pedro Mestre, que se apresenta na Praça de Serviços do campus Pampulha.

O primeiro nasceu em São João Del-Rei e se diz orgulhoso de "ser caipira". Já Pedro Mestre nasceu em Monte Sete, do conselho de Castro Verde, em Portugal e é filho de camponeses.

A dupla se conheceu em 2006. Durante apresentação de Chico Lobo no III Encontro de Culturas de Serpa, em Portugal, o artista convidou ao palco o violeiro português Pedro Mestre - hoje o maior responsável pela manutenção da tradição da viola campaniça no Alentejo.

Meses depois, Pedro Mestre foi novamente convidado pelo violeiro caipira, para realizar apresentações no Brasil, o que fortaleceu os laços de amizade entre eles. Desde então, Chico Lobo retorna anualmente a Portugal e tem realizado vários shows ao lado do violeiro campaniço. Os dois já chegaram a lançar juntos o álbum Encontro de Violas.

O Quarta Doze e Trinta é uma promoção da Diretoria de Ação Cultural (DAC), em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).