O Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG realizou, nesta sexta-feira, 3, na Faculdade de Ciências Econômicas, seminário sobre convergência de mídias. Com a presença de pesquisadores do tema e jornalistas, o evento teve a mesma programação em dois horários – das 9h às 12h e das 14h às 17h. Além dos funcionários do setor, acompanharam as discussões alunos e professores da Escola de Ciência da Informação e do Departamento de Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Pela manhã, o seminário foi aberto pelo reitor Clélio Campolina e à tarde pela vice-reitora Rocksane Norton. O diretor do Cedecom, jornalista Marcelo Freitas, explicou que o seminário integra as discussões de reestruturação institucional do Cedecom, que atualmente possui nove núcleos - entre os quais Boletim, site, TV, rádio, assessoria de imprensa, criação gráfica e web -, e deverá ter nova estrutura, segundo modelo de convergência de mídias. O objetivo das discussões, com a presença de pesquisadores e de jornalistas que lidam com convergência de mídias em seus ambientes de trabalho, foi uniformizar conceitos e o nível de informações sobre o assunto. Pela manhã, a mediação das palestras ficou a cargo da professora Cida Moura, da Escola de Ciência da Informação, enquanto à tarde foi feita pela professora Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação da Fafich. Panorama Em seguida, a jornalista Teresa Goulart, da Fundação Dom Cabral, explicou como o mundo corporativo lida com as novas mídias - em especial as redes sociais - e as utiliza como instrumento de gestão de crises. Já o jornalista Benny Cohen abordou a experiência da convergência de mídias nos Diários Associados em Minas Gerais, ao mostrar como a rádio Guarani, o jornal Estado de Minas e a TV Alterosa têm procurado abordagens intregradas de temas, adaptando-os às especificidades de cada veículo.
Ao abordar o tema Convergência: conceitos, possibilidades e desafios, a jornalista Lorena Tárcia, que também é professora do Unibh, falou sobre a evolução dos meios de comunicação e as possibilidades que se abrem com as novas mídias.