Universidade Federal de Minas Gerais

Seminário transdiciplinar do Ieat discute sobre a malária

terça-feira, 7 de dezembro de 2010, às 7h27

Doença que mata cerca de um milhão de pessoas por ano, segundo dados do Ministério da Saúde, a malária é tema de seminário transdisciplinar do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), que será realizado nesta terça-feira, 7, das 9h às 18h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha.

O evento terá conferência magna do pesquisador Douglas Golenbock, da Universidade de Massachusetts (UMASS), nos Estados Unidos. Ele é chefe da Divisão de Doenças Infecciosas e Imunologia da Escola de Medicina da instituição e responsável por um convênio de pesquisa internacional entre a UFMG, a Fundação Oswaldo Cruz e UMASS.

Reconhecido internacionalmente na área de receptores de imunidade inata e doenças infecciosas, o pesquisador iniciou recentemente um programa de pesquisa transdisciplinar no Brasil sobre malária, que envolve temas como imunologia, biologia celular, epidemiologia, clínica médica, entomologia e parasitologia.

O seminário terá ainda a participação de vários pesquisadores da UFMG, que abordarão temas como “demografia, desenvolvimento econômico e a malária na região amazônica”, “controle do mosquito na transmissão da malária” e “receptores da imunidade inata como alvo terapêutico na malária”.

A programação completa está no site do Ieat. Mais informações pelo telefone 3409-4123 ou pelo endereço info@ieat.ufmg.br.