Universidade Federal de Minas Gerais

Seminário discute gestão ambiental no campus Pampulha

terça-feira, 14 de dezembro de 2010, às 8h42

Discutir as grandes questões ambientais no campus Pampulha é o objetivo do seminário Plano diretor do campus Pampulha e os desafios da sustentabilidade ambiental que será realizado nesta terça-feira, 14, a partir das 13h30.

Voltado para professores, alunos, dirigentes e pessoas da área , o evento acontece na sala do Conselho Universitário, no 4º andar da Reitoria.

Na conferência de abertura, a professora Maria Lúcia Mallard, pró-reitora adjunta de Planejamento, abordara o plano diretor do campus Pampulha. Em seguida temas como áreas verdes, resíduos e compostagem, consumo de energia e água, zoonose e inovações ambientais para o campus serão discutidos em mesa-redonda.

Participam da mesa Geraldo Mota, diretor do Departamento de Gestão Ambiental da Pró-reitoria de Administração, Rafael Tobias e Gilberto Bandeira de Melo, professores do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia, e Cristina Marques Lisboa, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte.

Segundo o professor Fausto Brito, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UFMG, o encontro pretende despertar para a necessidade de organizar a gestão ambiental no campus Pampulha. “O campus se relaciona diretamente com a bacia do ribeirão Engenho Nogueira e representa um centro de convergência de trânsito em Belo Horizonte, entre outras especificidades, por isso precisamos refletir e discutir essa realidade, com o objetivo exclusivo de estruturar a gestão ambiental na UFMG”, explica Brito.

Ao final do seminário será elaborado documento com diretrizes para a gestão ambiental do campus Pampulha. O seminário é promovido pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS), vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

(Assessoria de Comunicação da pró-reitoria de Extensão)