A UFMG tem 14 dos 17 cursos avaliados na edição 2009 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) entre os 10 melhores do país em suas respectivas áreas. O curso de Estatística e a habilitação em Publicidade e Propaganda da UFMG se destacam com os melhores resultados no chamado Conceito Preliminar do Curso (CPC). Apenas três cursos – Administração em Montes Claros, Arquivologia e Design – aparecem sem conceito, já que são recentes e ainda não possuem alunos concluintes. Esse é, em linhas gerais, o resultado do desempenho dos cursos da UFMG no sistema de avaliação operacionalizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, e divulgado na semana passada. “De uma maneira geral é um resultado muito positivo, pois reflete o desempenho dos nossos alunos, a qualificação de nosso corpo docente, o projeto pedagógico e a infraestrutura da Universidade”, analisa o professor Paulo Modenesi, diretor adjunto de Avaliação Institucional da UFMG. De acordo com a avaliação, o curso de Comunicação Social da UFMG possui todas as suas quatro habilitações entre as 10 melhores do país na área, que abriga 623 habilitações com conceito CPC. Além de Publicidade e Propaganda, que figura em primeiro lugar com CPC 4,61, entraram na lista as habilitações em Relações Públicas (segundo lugar geral, com CPC 4,57), Radialismo (terceiro, CPC 4,43) e Jornalismo (sexto, CPC 4,06). Também se destacaram na avaliação o curso de Turismo – segundo lugar geral entre os 154 com CPC – e Biblioteconomia, que figura em terceiro lugar geral com CPC 3,59 entre 30 cursos avaliados. O índice O CPC é uma medida preliminar da qualidade do curso. Cursos com conceito maior ou igual a três – caso em que se enquadram 14 cursos da UFMG avaliados pelo Enade em 2009 – ficam dispensados de uma avaliação in loco. Já os cursos com CPC inferior a três se submetem a uma avaliação presencial para receber o conceito definitivo. Confira o desempenho dos cursos da UFMG no CPC Administração Biblioteconomia Ciências Contábeis Ciências Econômicas Comunicação Social/Publicidade e Propaganda Comunicação Social/Relações Públicas Comunicação Social/Radialismo Comunicação Social/Jornalismo Direito Estatística Música Psicologia Teatro Turismo
O Conceito Preliminar do Curso (CPC) é a medida usada pelo Inep para dimensionar o desempenho dos cursos de graduação avaliados país afora. Ele se baseia nos valores do Enade, que mede o desempenho dos estudantes concluintes, e do Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que estima o quanto o curso agrega na formação do aluno. Além desses dois índices, que representam 60% da composição do CPC, o conceito também leva em consideração a percepção dos estudantes sobre aspectos relacionados à qualificação do corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico da instituição.
CPC Contínuo: 4,54
Classificação: 4º (entre 1.344 cursos com CPC)
CPC Contínuo: 3,59
Classificação: 3º (entre 30 cursos com CPC)
CPC Contínuo: 4,03
Classificação: 8º (entre 666 cursos com CPC)
CPC Contínuo: 4,19
Classificação: 5º (entre 156 cursos com CPC)
CPC Contínuo: 4,61
Classificação: 1º (entre 623 habilitações com CPC)
CPC Contínuo: 4,57
Classificação: 2º (entre 623 habilitações com CPC)
CPC Contínuo: 4,43
Classificação: 3º (entre 623 habilitações com CPC)
CPC Contínuo: 4,06
Classificação: 6º (entre 623 habilitações com CPC)
CPC Contínuo: 3,80
Classificação: 10º (entre 742 cursos com CPC)
CPC Contínuo: 4,49
Classificação: 1º (entre 19 cursos com CPC)
CPC Contínuo: 3,53
Classificação: 8º (entre 57 cursos com CPC)
CPC Contínuo: 3,74
Classificação: 9º (entre 266 cursos com CPC)
CPC Contínuo: 3,37
Classificação: 5º (entre 32 cursos com CPC)
CPC Contínuo: 4,35
Classificação: 2º (entre 154 cursos com CPC)