Com cerca de 23 mil candidatos e 500 treineiros, começa hoje, em Belo Horizonte e Montes Claros, a segunda etapa do Vestibular UFMG 2011, que prossegue até sábado, dia 29. Estão em disputa 6.640 vagas distribuídas em 75 cursos. Esse número inclui os 3.326 candidatos com nota zero ou que não tiveram nota em pelo menos uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles foram beneficiados na noite de ontem por uma nova liminar, desta vez assinada pelo juiz federal substituto da 6ª Vara da Justiça Federal do Maranhão, Rubem Lima de Paula Filho. Além dos candidatos beneficiados pela decisão, pelo menos 19 outros estudantes poderão fazer as provas amparados por liminares individuais. Na quinta-feira, uma liminar da 16ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais já havia garantido a participação dos mais de três mil candidatos na segunda etapa do concurso, mas foi derrubada no dia seguinte por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ainda na noite deste sábado, uma equipe de técnicos do Centro de Computação (Cecom) da UFMG foi designada para enviar, por e-mail, a convocação aos alunos beneficiados pela liminar. Além do correio eletrônico, os candidatos poderão obter essa confirmação por meio do site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). Ao acessá-lo, eles deverão imprimir o comprovante de inscrição, que traz a informação sobre o local e horário das provas. Provas A organização do Vestibular recomenda a chegada ao local da prova com uma hora de antecedência, já que após o fechamento dos portões não será permitida a entrada de nenhum candidato. Segundo o edital do concurso, os candidatos devem portar caneta azul ou preta, lápis ou lapiseira e borracha, além do comprovante definitivo de inscrição impresso e documento de identidade. O comprovante está disponível na internet. O candidato que tiver perdido seus documentos deve apresentar boletim de ocorrência policial. Para saber onde fará as provas, o candidato, além do comprovante, poderá recorrer ao sistema WAP: basta acessar o endereço eletrônico wap.ufmg.br a partir de um celular e, ao se conectar, o candidato deve informar seu número de controle, constante no comprovante de inscrição, e obter a informação do local das provas. O WAP (Wireless Aplication Protocol) está disponível em celulares que utilizam tecnologia GSM, palms etc. Na terça-feira, 25, haverá provas de Filosofia, Língua Estrangeira, Matemática A e Matemática B para aproximadamente 13 mil candidatos. De 25 a 29 acontecem, apenas em Belo Horizonte, as demais provas de habilidades – atuação, audição didática coletiva, percepção musical, domínio do movimento dançado, habilidade corporal de dança e percepção visual. Outras informações relativas ao Vestibular UFMG 2011 podem ser obtidas no site da Copeve ou pelos telefones (31) 3409-4408 e 3409-4409. Leia mais:
Neste primeiro dia serão aplicadas provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Já os candidatos ao curso de medicina fazem prova de Biologia/Química. Tais provas, que integram o chamado núcleo comum, começam às 14h e terão três horas de duração. Ainda neste domingo, na parte da manhã, está sendo aplicado o primeiro teste de habilidade: Prática de Música para os candidatos ao curso de Música. Além do campus Pampulha, haverá provas em dez outros locais em Belo Horizonte e em Montes Claros.
Próximos dias
Apenas neste domingo todos os candidatos fazem prova simultaneamente, pois a partir desta segunda-feira, 24, os exames serão específicos para determinados cursos. Assim, cerca de 18 mil candidatos fazem, nesta segunda-feira, provas de Química e História.