Foca Lisboa |
Apenas 5% dos candidatos convocados para a segunda etapa do Vestibular 2011 da UFMG por força de liminar expedida pela Justiça Federal do Maranhão fizeram as provas neste domingo. O balanço foi feito há pouco em entrevista coletiva concedida pela coordenadora-geral do Vestibular da UFMG, Vera Resende. Dos 3.176 candidatos beneficiados pela liminar e que deveriam ter feito prova hoje, 3.018 se ausentaram. Ao todo, a Universidade convocou 3.326 candidatos que tiraram nota zero ou não tiveram nota registrada em pelo menos uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituiu a primeira etapa do Vestibular da UFMG. Além deles, outros 26 candidatos na mesma situação conquistaram o direito de fazer a segunda etapa amparados por liminares individuais. Segundo Vera Resende, essa abstenção já era esperada. "Cumprimos a liminar da forma mais abrangente possível. Mas o fato é que a maioria dos candidatos realmente faltou a todas as provas do Enem, ou não compareceu a uma das provas ou mesmo deixou a redação em branco", exemplificou. A coordenadora do Vestibular disse, ainda, que a UFMG se empenhou ao máximo para convocar todos os candidatos beneficiados pela liminar da Justiça maranhense, apesar de somente ter sido notificada por volta de 22h25 de sábado. "Uma hora depois já havia uma equipe do Cecom (Centro de Computação) disparando e-mails, e o próprio site da Copeve rapidamente disponibilizou a relação dos candidatos". Sisu Vera Resende atribui esse índice ao fato de que o Vestibular da UFMG recebeu inscritos de várias partes do Brasil e que muitos deles passaram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), optando por estudar em outras universidades. Apenas três candidatos foram eliminados no primeiro dia de provas por porte de aparelhos eletrônicos, o que é proibido pelo edital do concurso. "Tudo transcorreu em clima de extrema tranquilidade", afirmou Vera Resende. As provas de hoje estarão disponíveis no site da Copeve a partir de 22h. Provas A segunda etapa continua nesta segunda-feira, dia 24, com as provas de Química e História, que serão feitas por cerca de 16,6 mil candidatos. Elas começam às 14h e terão duração de três horas.
A abstenção também foi elevada entre os candidatos aprovados na avaliação do Enem, que funcionou como primeira etapa do processo seletivo da UFMG. Dos 18.090 estudantes convocados para as provas de hoje - de um total de 19,6 mil -, 3.865 (21%) não compareceram. No concurso do ano passado, a abstenção na segunda etapa foi de 10%.
As provas deste domingo começaram logo cedo com o teste de Prática Musical, que envolveu cerca de 300 candidatos ao curso de Música (licenciatura e bacharelado). Às 14h30, tiveram início as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Já os candidatos ao curso de medicina fizeram provas de Biologia/Química. Em Montes Claros, o vestibular mobilizou cerca de mil candidatos.