Universidade Federal de Minas Gerais

Elisa Campos lança hoje catálogo de exposição no Museu de Arte da Pampulha

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011, às 7h09

Nesta sexta-feira, 18, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) promove o lançamento do catálogo do Projeto de Ocupação Paisagens Deslocadas, que registra exposição de Elisa Campos, professora de Artes Gráficas da Escola de Belas-Artes (EBA) da UFMG, em cartaz no próprio Museu.

O catálogo registra a mostra Paisagens Deslocadas, que por meio de instalações fotográficas, vídeo e projeções propõe o deslocamento do observador em percurso físico e de percepção do Museu.

A publicação é composta por fotografias da exposição, produzidas por Miguel Aun, e por um texto do artista Augustin de Tugni, arquiteto de interiores e professor de História da Arte na EBA.

O lançamento terá um luau, das 18h30 às 21h. O horário foi escolhido para que, se as condições climáticas forem favoráveis, os participantes possam ver a projeção da lua na cúpula do auditório. “Um dos deslocamentos de imagem da minha exposição consiste na projeção de uma paisagem externa, captada por uma câmera direcionada para o nascer da lua, na cúpula do auditório”, explica Elisa Campos.

Os interessados poderão participar de um bate-papo com Elisa Campos e Augustin de Tugni a partir das 19h30. A entrada é gratuita e o catálogo será distribuído durante o evento.

Paisagens Deslocadas
A exposição se propõe a ativar espaços do Museu de Arte da Pampulha normalmente não acessíveis à visitação e circulação, levando o público a um trajeto pelos bastidores da instituição, com o intuito de estimular experiência de observação sobre o edifício, seu entorno e a própria cidade.

A mostra é gratuita e pode ser visitada até março de 2011, de terça a domingo, das 9h às 19h. O MAP está localizado na avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha. Outras informações pelo telefone (31) 3277-7946.

Elisa Campos
Elisa Campos coordenou o Departamento de Artes Plásticas do MAP de 1997 a 2000. A proximidade com o edifício foi uma das motivações para o desenvolvimento de Paisagens Deslocadas. Desde 1991, a artista apresenta seus trabalhos em várias cidades do Brasil, entre eles Humores e marés, realizado no Centro Cultural UFMG e no Palácio das Artes.