Universidade Federal de Minas Gerais

Diogo Domingues
DSC_0045.JPG
Ronaldo Pena, diretor do BH-Tec: referência mundial

BH-Tec divulga empresas que vão ocupar primeiro prédio, com inauguração prevista para junho

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011, às 7h24

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) já escolheu as 15 empresas que vão ocupar o primeiro prédio do empreendimento, com inauguração prevista para junho deste ano. As empresas são Usiminas, St. Jude Medical Brasil, Labtest Diagnósticos, Ecovec, Labfar, Mundus Carbo, Zunnit, I-Vision, Samba Tech, Takenet, Siteware, Enacom, ATI, Neocontrol e IEBT – Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica.


De acordo com o diretor-presidente do BH-Tec, Ronaldo Pena, essas empresas vão se instalar em cerca de 2500 metros quadrados do prédio, que tem cinco andares dedicados a escritórios, auditório e salas de reunião, mais quatro andares (4500 metros quadrados) de garagem.

O prédio está sendo construído com recursos do governo de Minas Gerais. Em março, o BH-Tec promoverá chamada pública para reunir empreendedores imobiliários visando à construção de novas unidades.

Para Ronaldo Pena, reitor da UFMG na gestão 2006-2010, a entrada das primeiras empresas marca etapa fundamental do empreendimento. “Chegamos a essa etapa depois de grande esforço de diversas instituições e pessoas. Agora, vamos continuar avançando para confirmar nossa certeza de que o BH-Tec será referência mundial na promoção de convivência de empresas de base tecnológica”, ele disse.

Conheça as empresas escolhidas, a partir de resumos extraídos da análise do Conselho Técnico-Científico (CTC) do BH-Tec.

Centro de Tecnologia da Usiminas
O objetivo da empresa é desenvolver no Parque um centro de referência tecnológica em minério de ferro. O CTC considerou, por unanimidade, a relevância da Usiminas como âncora para o BH-Tec.

St. Jude Medical Brasil Ltda.
O negócio da empresa é a produção de produtos médicos, sobretudo na área cardiovascular. Os itens principais são as válvulas cardíacas artificiais (biológicas e mecânicas) e os dispositivos de eletroestimulação (marcapasso). Foi escolhida em função de sua expressividade no mercado e intensa interação com a UFMG.

Labtest Diagnósticos S.A.
A empresa mineira, fundada em 1971, desenvolve produtos e tecnologias para diagnósticos in vitro. Os produtos da Labtest são reagentes, kits diagnóstico e equipamentos para laboratórios de análises clínicas. Pretende desenvolver kits próprios, visando à substituição de importações, demonstra capacidade de captação de recursos e plano de desenvolvimento de novos produtos (10 a 15 por ano).

Ecovec S.A.
Desenvolve soluções em vigilância epidemiológica para a saúde pública, com foco na dengue. Desenvolveu tecnologia bem-sucedida – o MI Dengue – que conquistou prêmio internacional (Tech Museum Awards). No BH-Tec, vai prestar serviços de diagnóstico por biologia molecular, para análise viral nos Aedes Aegypti coletados semanalmente pelo Monitoramento Inteligente da Dengue. Tem grande potencial de inovação e histórico de relacionamentos com a UFMG, além de projetar investimentos na proteção contra outras doenças.

Labfar
A holding se organizou para desenvolver novos fármacos e formulações, prestar serviços de ensaios pré-clínicos e em modelos animais e gestão da propriedade intelectual. O escritório no Parque deverá atender às demandas não somente da Labfar como de outras empresas que compõem o ecossistema do BH-Tec.

Mundus Carbo
Empresa mineira de prestação de serviços na área ambiental. Desenvolve projetos de sustentabilidade com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa (com a geração de créditos de carbono e sua comercialização), inventário desses gases e consultoria em tecnologias ambientais que levem a economia de baixo carbono. Tem forte penetração internacional e vínculos sólidos com entidades de ciência e tecnologia.

Zunnit
Trata-se de mais uma spin-off do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. A equipe tem histórico de sucesso na criação e transformação de ferramentas inovadoras em empreendimentos lucrativos. Nesta nova empresa, aposta-se na nova geração de localizadores de conteúdos na internet.

I-Vision
A empresa emprega alta tecnologia no desenvolvimento de câmeras inteligentes e algoritmos embarcados para “visão de máquina”, possuindo diversas patentes. A I-Vision mostra forte interação com universidades e boa capacidade de captação de recursos de fomento.

Samba Tech
A empresa atua na área de tratamento de dados e provimento de serviços de aplicação para a internet. Está focada no gerenciamento e distribuição de vídeos online, utilizando o conceito de logística digital. Tem portfólio importante de clientes, pretende se internacionalizar (América Latina) e, para se manter no mercado, precisa desenvolver continuamente novas soluções.

Takenet
Atua no segmento de Serviços de Valor Agregado (SVA) para Telefonia Celular no Brasil, trabalha como provedora de serviços multi-modais, integrando serviços de dados, conteúdo, voz e vídeo às operadoras de telefonia, empresas, anunciantes e patrocinadores. Seu portfólio conta com clientes importantes e atua também no mercado internacional.

Siteware
Atua no desenvolvimento de sistemas para melhoria contínua (sistema integrado de melhorias – Portal SIM), no modelo de "gestão por resultados“. É líder no Brasil em soluções para gestão de resultados em mineração. Tem boa experiência e bons resultados no setor de mineração, e desenvolve parcerias de desenvolvimento de produtos com a Vale.

Enacom
Sua atividade agrega conhecimentos oriundos de atividades de pesquisa, em grande parte feita, até este momento, pelos próprios sócios. O trabalho se traduziu em respeitável volume de publicações acadêmicas. A empresa demonstra preocupação com propriedade intelectual, tendo obtido alguns registros de software.

ATI Automação, Telecomunicação e Informática Ltda.
Atua em pesquisa, desenvolvimento, industrialização e comercialização de equipamentos eletro-eletrônicos de automação e de telecomunicações.

Neocontrol
A empresa desenvolve linha de produtos para automação residencial com excelente relação custo-benefício. Tem investido em desenvolvimento de novos produtos e buscado melhorar a estrutura de produção e de desenvolvimento.

IEBT – Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica Ltda.
O Instituto presta serviços nas áreas de gestão, treinamento e investimento. Suas atividades envolvem assessoramento para pré-incubação e incubação de empresas, elaboração de planos de negócios, tomada de decisões estratégicas e captação de recursos. Realiza também planejamento e implementação de sistemas de gestão da inovação em empresas. Sua área de atuação é considerada estratégica para o BH-Tec; por outro lado, o IEBT deverá se beneficiar fortemente do ambiente de inovação do BH-Tec.

O Parque
O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) é uma associação privada de caráter tecnológico, científico, educacional e cultural. Sua principal finalidade é fortalecer as atividades de pesquisa, a introdução de inovações e a transferência de tecnologias.

Construído em área pertencente à UFMG, o BH-Tec foi fundado em 2005 por meio de parceria feita entre Governo de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), UFMG, Sebrae-MG e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente