Pesquisadores da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG participarão como debatedores do III Seminário de Educação Brasileira, que será realizado na Unicamp entre 28 de fevereiro e 2 de março. O tema do evento, que recebe inscrições até o início das atividades, ou até o limite das vagas, é Plano Nacional da Educação: questões desafiadoras e embates emblemáticos. A realização é do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes). O professor Nigel Brooke, que vai participar de simpósio sobre diretrizes para avaliação e regulação, na manhã de 2 de março, informa que o debate será em torno de benefícios e prejuízos das políticas de gestão baseadas em responsabilização de professores e escolas pelos resultados dos alunos. Envolvido em pesquisa que analisa essas políticas, ele pretende abordar sua lógica e falhas metodológicas. Convidado para simpósio – também na manhã do dia 2 – que vai tratar da valorização da formação do profissional da educação, o professor Julio Emílio Diniz Pereira destaca a importância do tema, em tempos de déficit de professores. “O desafio no país é formar maior quantidade de professores, com qualidade, e fazer com que eles permaneçam na profissão.” Segundo ele, há baixa procura pelas licenciaturas, e muitos dos que se formam não chegam a assumir em escolas ou abandonam nos primeiros anos. “O Brasil ainda não acordou para a necessidade de bons programas de formação e de oferecer boas condições de trabalho”, afirma Diniz, professor da pós-graduação da FaE. Outros professores da UFMG que vão compor mesas de debates no III Seminário de Educação Brasileira são Carlos Roberto Jamil Cury (simpósio sobre sistema nacional de educação), Miguel Arroyo (analfabetismo e educação de jovens e adultos) e Lívia Maria Fraga Vieira (educação infantil). Mais informações estão no site do Seminário.