Universidade Federal de Minas Gerais

Aula_Eugenio.JPG
Aula de Eugênio Paccelli

Tese mostra como estimular conhecimento do corpo para ensinar desenho

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011, às 10h19

Quando ensaiou os primeiros traços na graduação da Escola de Belas-Artes (EBA), ele chamou a atenção da professora Sandra Bianchi por um estilo peculiar de desenhar. Ela perguntou se ele havia trabalhado com o corpo e a resposta foi positiva: o aluno tinha formação em dança. A percepção da professora marcou o início de uma trajetória marcada pela exploração do conhecimento do corpo no ensino do desenho. Eugênio Paccelli Horta tornou-se professor da Escola, fez mestrado e acaba de defender a tese de doutorado Desenho inscrito no corpo.

"O deslocamento da mão no papel não é apenas o registro da linha, é um movimento corporal", defende Eugênio Horta, que aplica na sala de aula experiências básicas da dança e do teatro, como ritmo e composição do espaço.

Segundo o pesquisador, na prática do desenho de observação, a relação entre mobilidade e olhar está muito ligada ao movimento da mão. E o corpo é geralmente pensado de forma estática. Ele mostra que, da mesma forma que para atravessar uma rua fazemos uma série de cálculos, desenhar exige percepção orgânica do espaço. “Trabalhamos com limites no desenho, mas existem outros fatores que se refletem no traço. É preciso pensar no corpo como uma totalidade, um organismo que dialoga com o espaço”, explica Eugênio Horta.

Ele afirma que o olhar não está circunscrito aos olhos, lembrando, a propósito, que os cegos percebem a obra de arte a partir do toque. "Além disso, quando me movo, penso de forma ampliada, e o desenho é algo que vai além do registro gráfico, tornando-se também uma situação performática", comenta Horta, que propõe em suas aulas performances que contribuem para a proximidade entre os alunos e a troca de ideias. "O trabalho do artista é muito individualizado. O contato físico potencializa o diálogo. E o processo didático nas artes plásticas deve envolver bem mais que palavras, já que elas são forma, ritmo, cor."

Observação dos alunos
A tese de Eugênio Paccelli Horta é produto de sua relação com os alunos e da observação de seu trabalho em aula. Ele conta que explora a forma como alunos, professores e instituições percebem o espaço. E garante que seu método tem dado bons resultados com públicos os mais diversos. “Essa forma de trabalhar considera que a sala de aula é também um meio que propicia a atividade artística, o espaço da aula pode ser transformado em situação poética e em produto plástico”, diz o professor.

Um capítulo do trabalho é composto exclusivamente por imagens. Horta tem registro farto de tudo que tem produzido e pesquisado, e pretendeu mostrar que esses elementos podem ter valor formal. “É possível gerar conhecimento e reflexão a partir de imagens”, defende o autor, que cursou parte de seu doutorado na Universidade de Granada, na Espanha.

Eugênio Horta concluiu a tese com série de exercícios e métodos de ensino que podem ser aplicados, desde o ensino básico, já que permitem “leitura e entendimento universais”. Ele afirma que há pouquíssimo material bibliográfico no Brasil dedicado ao ensino e à prática do desenho, e acha que o ensino de arte nas escolas é muito precário. “Pude constatar na Espanha como os europeus valorizam o conhecimento da arte para sua formação. No Brasil, essa falha se reflete negativamente na relação das pessoas com o espaço em que vivem. Elas destroem com mais facilidade parte de seu patrimônio cultural porque não entendem o valor histórico e cultural de prédios e bairros, por exemplo”, lamenta o pesquisador.

Parte de suas ideias para diminuir essa carência passa pelo ensino do desenho que trate a arte como algo prazeroso e lúdico. “Novas práticas podem mostrar às pessoas que elas são capazes, liberando-as de expectativas estereotipadas sobre o que é arte. Quem aprende a desenhar deve ser estimulado a construir trabalho plástico de acordo com sua realidade, e não com modelos impostos”, completa Eugênio Paccelli Horta.

Tese: Desenho inscrito no corpo
Autor: Eugênio Paccelli Horta
Orientadora: Lucia Gouvêa Pimentel
Defesa: 16 de novembro no programa de pós-graduação em Artes da EBA

(Boletim UFMG, edição 1727)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente