A adequação ou inadequação de se trabalharem aspectos relacionados à leitura e à escrita com grupos de crianças menores de seis anos de idade será o tema da conferência de abertura do Ceale Debate 2011 no dia 5 de abril, terça-feira, às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. A educação infantil tem recebido destaque nas discussões sobre ensino no país e, segundo a professora da FaE Mônica Correia Baptista, as práticas pedagógicas destinadas às crianças pequenas são assunto polêmico. Em 2009, a pedido do Ministério da Educação, Mônica Baptista e outros especialistas produziram análise sobre o tema, que está contemplado na Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Em sua palestra, intitulada A linguagem escrita e o direito da criança pequena à educação, a pesquisadora vai abordar o processo de elaboração desse texto e discutir seus aspectos mais polêmicos, que ainda dividem a opinião dos professores. Ela pretende discorrer sobre a importância de se trabalhar a alfabetização já com crianças mais novas e fornecerá orientações quanto aos tipos mais adequados de trabalhos pedagógicos que podem ser desenvolvidos em turmas de educação infantil. Segundo Monica Baptista, para refletir acerca do ensino a crianças com menos de seis anos de idade, é preciso considerar, antes de tudo, que a educação é um direito que lhes assiste e que as práticas pedagógicas de leitura e escrita cumprem o papel de inserir as crianças na cultura e na sociedade. “A criança é uma cidadã, e os espaços formais de educação são fundamentais para assegurar essa cidadania”, acredita. A conferência do Ceale Debate é gratuita e aberta ao público. Para participar, não é necessário fazer inscrição. Mais informações sobre a programação das palestras do primeiro semestre podem ser encontradas no Portal Educativo Ceale: (Assessoria de Imprensa da UFMG)
www.ceale.fae.ufmg.br.