Universidade Federal de Minas Gerais

Seminário na Arquitetura trata das racionalidades modernas em torno de Leon Battista Alberti

segunda-feira, 4 de abril de 2011, às 7h26

Começa nesta segunda-feira, 4, na Escola de Arquitetura, o seminário de pós-graduação Na gênese das racionalidades modernas em torno de Alberti, promovido em parceria pela UFMG – por meio Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) e do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – e pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da França.

Segundo os organizadores, o arquiteto, teórico de artes e humanista italiano Leon Battista Alberti (1404-1472) tratou de muitos temas – da literatura às ciências, da moral à economia e à política – e as diversas áreas foram profundamente modificadas por sua leitura singular. A cultura e os modos da racionalidade tomaram “aspectos inéditos que mesmo o termo “humanismo” é incapaz de circunscrever”.

Colóquio
Como continuidade do seminário será realizado, a partir de quarta-feira, 6, colóquio internacional com o mesmo tema, que será discutido em sessões, uma das quais dedicada à análise dos resultados do encontro e às perspectivas então abertas.

Tanto o seminário quanto o colóquio internacional visam definir, além das categorias tradicionais da historiografia, esses novos modos de racionalidade que a abordagem de Alberti engendrou em todos os campos e medir sua influência até nossos dias. Os eventos têm participação de nomes como Carlos Antonio Brandão e Mauricio Loureiro, da UFMG, Pierre Caye, do CNRS, Mario Carpo, do Georgia Institute of Technology (EUA), e Mario Krüger, da Universidade de Coimbra (Portugal).

A programação está na página do Ieat. As inscrições devem ser feitas pelo endereço npgau@arq.ufmg.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-8839.