Em que medida o conhecimento pode alterar a atitude das pessoas com relação a instituições e práticas políticas? Segundo o mestrando Gabriel Avila Casalecchi, do curso de Ciência Política da UFMG, é inegável que a disseminação de informações altera a confiança que as pessoas têm no parlamento. O assunto foi abordado em seu artigo Opinião pública e socialização política: a experiência do Parlamento Jovem, vencedor do prêmio Marcus Figueiredo – Jovem Pesquisador em Opinião Pública, do IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da World Associaton for Public Opinion Research (Wapor). O trabalho analisa o Parlamento Jovem, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que desde 2004 convida alunos de ensino médio, de escolas públicas e privadas, a participar de oficinas e debates sobre política e a conhecer a rotina da Assembléia. “Minha intenção foi avaliar o impacto desse tipo de iniciativa nas atitudes dos seus participantes frente às instituições políticas, particularmente a confiança política no Congresso Nacional, na própria ALMG e na Câmara dos Vereadores”, explica. O pesquisador confirma que há mudança de atitudes dos jovens que participam do projeto. “Há ganho de confiança, e essa alteração se baseia em conhecimentos reais, ou seja, o jovem passa a entender o que é a Assembleia, a rotina e o limite da atuação dos parlamentares e até mesmo dos funcionários da Casa”, explica. Gabriel Casalecchi acrescenta que o impacto não ocorre de forma homogênea. “Percebe-se uma confiança maior na ALMG do que nas outras instituições, embora essas também tenham ganhos indiretos”, diz. A pesquisa de Gabriel utilizou banco de dados do seu orientador, professor Mário Fuks, do Departamento de Ciência Política (DCP) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humans (Fafich). As análises são feitas a partir de um survey de 2008. “Trata-se de um estudo de painel com 351 entrevistas antes e 351 após as atividades do PJ, com seus participantes e com um grupo de controle, totalizando 702 entrevistas”, esclarece o autor do artigo. No mestrado, em curso, Casalecchi aprofunda o tema, ao discutir confiança, cognição e ganhos diferenciais. “Quero investigar se o Parlamento Jovem produz impactos diferentes em jovens de diferentes origens sociais”, adianta. Leia na íntegra o artigo premiado.