Historicamente, educação infantil e ensino fundamental têm sido tratados de forma dicotômica. Com a ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração e a obrigatoriedade da frequência escolar para a faixa de quatro a 17 anos de idade, a discussão sobre a transição entre os dois níveis emerge com novas dimensões. Foi sobre essa temática que a doutora em Educação Vanessa Neves se debruçou nos últimos anos, resultando na tese intitulada Tensões Contemporâneas no processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo de caso. Os resultados da pesquisa serão apresentados no Perspectivas Ceale, evento organizado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. O encontro com Vanessa Neves será realizado no dia 3 de maio, às 19h30, no Auditório Luiz Pompeu, da FaE. Durante sua pesquisa, Vanessa Neves acompanhou o último ano de uma turma na educação infantil e o primeiro semestre do mesmo grupo de alunos em uma escola de ensino fundamental. Entrevistou estudantes, pais e professores e registrou suas observações da sala de aula em vídeos e fotos, além de analisar trabalhos e cadernos das crianças. Ela percebeu como as práticas de ensino são diferenciadas nos dois períodos. “O discurso da educação infantil está muito centrado na questão lúdica e no respeito à infância, enquanto o ensino fundamental é muito focado na construção de conhecimento”, opina a pesquisadora. “Penso que devemos trabalhar na construção de uma educação básica mais integrada, para que as crianças não sintam tanto essa ruptura.” Segundo Vanessa Neves, as crianças não são preparadas para passar pela mudança e demonstram completo desconhecimento dos comportamentos e atividades que serão esperados delas no ensino fundamental, o que gera ansiedade. Para resolver o impasse, a pesquisadora defende mais atividades de sistematização da alfabetização e letramento durante a educação básica e mais brincadeiras no ensino fundamental. “Os dois polos devem ficar no mesmo plano durante ambas as fases”, explica. A tese Tensões contemporâneas no processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo de caso pode ser encontrada, na íntegra, no Portal Educativo Ceale (www.ceale.fae.ufmg.br). As palestras do Perspectivas Ceale são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário fazer inscrição.
(Assessoria de imprensa do Ceale)