Universidade Federal de Minas Gerais

perola_imagem.jpg

Evento discute ressonância social e política das imagens

segunda-feira, 23 de maio de 2011, às 7h08

Estão abertas, até 13 de junho, as inscrições para o colóquio Pescadores de pérolas: a arte e Walter Benjamin, que o Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo (BE-IT) realiza na Escola de Belas-Artes, no campus Pampulha, nos dias 15 e 16 de junho.

Interessados em participar devem escrever para o endereço eletrônico bureau.estudos.imagem.tempo@gmail.com e enviar nome completo e telefone. O evento será realizado no auditório Álvaro Apokalypse, a partir das 15h45 do dia 15.

O colóquio propõe a continuação dos estudos apresentados em 2010, no evento A Construção do real, que abordou a dimensão política da arte e a relação entre imagem e história.

Segundo os organizadores do evento, o Bureau é um grupo de pesquisa que se dedica às práticas artísticas cujos propósitos se voltam para o estatuto da imagem com abordagem aberta a áreas como história, literatura, psicanálise e antropologia do visual. O grupo estuda a ressonância social e política das imagens e questiona em que medida os discursos críticos voltados sobre as imagens determinam a maneira como estas são percebidas.

Mais informações podem ser obtidas no blog http://pescadoresdeperolas.wordpress.com/.