Universidade Federal de Minas Gerais

Acervo Cariúnas
! Colcha de retalhos.JPG
Cena de Colcha de retalhos : memórias de uma avó

Alunos do programa Cariúnas apresentam na Pampulha espetáculo cênico-musical

terça-feira, 24 de maio de 2011, às 7h01

O espetáculo cênico-musical Colcha de retalhos, do Programa Cariúnas, é a atração de amanhã (quarta, 25) do projeto Quarta Doze e Trinta. Concebido pela equipe de professores do projeto sociocultural, o show conta com os atores Bruna Marchezini e Luiz Fernando Marques. Com entrada franca, a apresentação terá início ao meio-dia e meia.

Uma avó conta a seu neto suas memórias, tiradas de uma colcha de retalhos. Cada pequeno quadrado da colcha remete a uma época da sua vida. Ela presenteia o neto com a bela história de amor, que é, afinal, a história de sua família.

O espetáculo tem texto de Jaqueline Silva, direção artística de Teresa Vilela, direção musical de Reginaldo Costa e preparação vocal e coral de Vivian Assis.

O projeto Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Cariúnas
Criado em 1997, o Programa Sociocultural Cariúnas proporciona a crianças e adolescentes da região norte de Belo Hoiroznte desenvolvimento global ppor meio do ensino integrado da música, da dança e do teatro. Idealizado por Tânia Cançado, como resultado de experiências nas áreas artísticas na UFMG, o Cariúnas atende 207 crianças e adolescentes, oferecendo-lhes aulas de musicalização, dança, canto coral, criação e aprendizado de instrumentos. Os alunos recebem ainda reforço escolar, alimentar e atendimento psicológico. Em 2002, o programa foi classificado no Prêmio Mercocidades de Cultura, dentre 17 projetos culturais dos países do Mercosul. No ano seguinte, foi considerado um dos 30 melhores trabalhos apresentados ao prêmio Itaú-Unicef. Em 2010, recebeu o Certificado de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de BH.