Universidade Federal de Minas Gerais

Simpósio nacional vai debater políticas de financiamento da pesquisa em educação

sexta-feira, 27 de maio de 2011, às 7h05

Nos dias 16 e 17 de junho, a Faculdade de Educação (FaE) sediará o simpósio nacional Políticas de financiamento à pesquisa em educação: processos e critérios de avaliação dos projetos e alternativas de fomento.

A promoção é do Observatório das Políticas para a Educação da UFMG e da Comissão de Estudos e Assessoramento em Ciência e Tecnologia da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Representantes da Capes, do CNPq e da Fapemig estão entre os convidados confirmados para a abertura do evento, às 14h do dia 16, e para a primeira mesa-redonda, programada para as 15h, sobre As políticas de fomento à pesquisa em educação: quadro atual e alternativas.

Segundo os organizadores, a pesquisa em educação – que inclui educação e ensino de ciências e de matemática – é a maior área de pesquisa do sistema de pós-graduação do país, e reune mais de 150 programas e mais de 4 mil docentes. “No entanto, parece-nos que há espaço, ainda, para significativo aumento da qualidade da pesquisa e, consequentemente, dos conhecimentos produzidos pela área”.

Tal possibilidade dependeria “de pelo menos duas variáveis: o aumento do financiamento e a melhoria dos critérios de avaliação dos projetos de pesquisa e de seus resultados, seja no que se refere especificamente à produção do conhecimento aos seus impactos na qualidade da escola básica no Brasil”.

Confira a programação.