Universidade Federal de Minas Gerais

Sarah Grunbaum
jarauta%20vertical01.JPG
Francisco Jarauta: novas tecnologias ampliam possibilidades de criação

Jarauta: "Arte é a ponte entre poesia e realidade"

terça-feira, 26 de julho de 2011, às 22h33

“Todos os mundos são possíveis, mas nem todos são reais – e a arte deve fazer a ponte entre poesia e realidade”. A reflexão foi feita pelo filósofo Francisco Jarauta, professor de Filosofia da Universidade de Murcia (Espanha), na conferência sobre Arte e cultura contemporânea, ministrada hoje no campus Pampulha. O evento foi um dos destaques do 43º Festival de Inverno da UFMG – Cidades: arte, cultura, conhecimento.

Para Jarauta, a humanidade vive em uma época marcada pela velocidade de transformações que atingem os mais diversos âmbitos da vida, mas todas essas mudanças convergem para o mesmo ponto, o espaço social. Nesse contexto, a cidade atua não apenas como uma estrutura física, urbanizada, mas como uma realidade social que integra, nasce, multiplica e deve ser pensada. A sociedade de hoje é cada vez mais diversificada, e a academia deve, em primeiro lugar, saber reconhecer essa complexidade. “As ciências sociais têm a tarefa de construir novos mapas de análise da realidade”, salientou o professor.

No mundo contemporâneo, em que aproximadamente 72% da população vive em áreas urbanizadas, há uma proliferação de perspectivas a respeito da cidade. Segundo Jarauta, há cerca de três décadas apenas duas espécies de estudiosos eram consideradas autoridades para abordar o tema: historiadores e urbanistas. Hoje, a situação se modificou. Além dessas duas classes, também opinam sociólogos, antropólogos, geógrafos e demógrafos.

Intérprete do seu tempo
Ao trabalhar as relações entre cultura, estética e cidade, o intelectual espanhol ressaltou que cada época tem sua arte, e que ela deve interpretar o imaginário de seu tempo. Assim, na sociedade atual, permeada pelos meios de comunicação e regida pelas regras de mercado, a arte deve tratar das tensões em curso, criando uma nova forma de percepção. Nesse contexto, as novas tecnologias vieram para multiplicar consideravelmente as possibilidades de criação do artista.

Francisco Jarauta fará mais duas conferências no Festival de Inverno. Nesta quarta-feira, dia 27, ele falará sobre As novas configurações do espaço urbano , às 14h30, no auditório do Instituto Inhotim, em Brumadinho. Já na quinta-feira, 28, a temática abordada será Novas tecnologias, novas formas de sociabilidade, às 15h, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

O Festival de Inverno se estende até 7 de agosto. A programação completa está disponível no site.