Análises de aprendizagens, raciocínios e ideias históricas operados no jogo de computador Age of Empires III, que simula acontecimentos históricos, são o ponto de partida para a abordagem do livro Aprendizagens e jogos digitais (Átomo e Alínea), de Eucidio Pimenta Arruda. A obra é baseada em tese defendida em 2009 na pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, sob orientação de Lana Mara de Castro Siman. O autor questiona a forma como os jovens aprendem, especula sobre espaços de aprendizagem privilegiados pelos jovens na sociedade contemporânea e sobre como eles se relacionam com os saberes ensinados na escola e os saberes midiáticos. Segundo a professora Selva Guimarães, colega de Eucidio Arruda na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), “a obra traz contribuições significativas para os profissionais da educação, particularmente para professores e pesquisadores da área de ensino e aprendizagem em História”. O autor atua no programa de pós-graduação e no Centro de Educação a Distância da UFU. O livro tem 194 páginas e preço sugerido de R$ 35. Outras informações no site da editora.