Universidade Federal de Minas Gerais

Arquivo pessoal
Miller.JPG

'Devemos formar engenheiros criativos e empreendedores', diz Richard Miller

segunda-feira, 22 de agosto de 2011, às 7h53

Os altos índices de evasão e retenção nos cursos de engenharia no Brasil preocupam dirigentes de universidades e de entidades profissionais, especialmente em tempos de crescimento da demanda por engenheiros no país. A Escola de Engenharia da UFMG, cuja direção assumiu o compromisso de promover mudanças na graduação, realiza esta semana o seminário Engenheiro do Futuro, que vai discutir o assunto. E o vice-diretor da unidade, Alessandro Fernandes Moreira, visitou recentemente o Franklin W. Olin College of Engineering, nos Estados Unidos, que ostenta o invejável índice de evasão zero. O presidente de Olin College, Richard K. Miller, um dos convidados do evento, explica nesta entrevista os principais aspectos envolvidos no processo de criação da escola e no desenvolvimento de sua metodologia. Ex-consultor do Banco Mundial para a implantação de universidades, ele defende que a formação dos engenheiros priorize, além de conhecimentos em matemática e ciências, a capacidade de liderança e de comunicação.

Qual é a história de Olin College?

A instituição surgiu em 1997 dentro de um contexto de insatisfação com a formação de engenheiros nos Estados Unidos. Olin College nasceu com o propósito específico de criar um novo paradigma para a formação em engenharia. Sua primeira graduação aconteceu em maio de 2006, e os novos engenheiros foram, em grande medida, diferentes daqueles saídos das escolas mais tradicionais.

A evasão de estudantes ainda é um problema nos Estados Unidos? E no resto do mundo?

Menos de 5% das graduações nos Estados Unidos este ano foram de engenheiros. Esse percentual tem caído nos últimos anos. E isso tem acontecido também em outros países desenvolvidos. É fato que, à medida que aumenta a riqueza de uma nação, diminui a percentagem de sua juventude que opta pela engenharia.

O que principalmente o senhor vem dizer no seminário da UFMG?

Matemática e ciência serão sempre importantes para os engenheiros, mas essas disciplinas não bastarão para líderes em tecnologia no século 21. Engenheiros precisam aprender também a trabalhar bem em equipes multidisciplinares, liderar e comunicar-se com eficiência, pensar e agir como empreendedores, e tornar-se cidadãos globais que pretendam fazer diferença positiva no mundo. Parece impossível conseguir isso em um curso de graduação de quatro ou cinco anos, mas não é. Pensar de forma diferente sobre educação e utilizar avanços recentes na área da cognição permitem ganhos substanciais. Isso vai além do conteúdo, e inclui atitudes, comportamentos e motivações.

Quais são as bases das mudanças implantadas por Olin College?

Nossa missão é produzir profissionais inovadores. Os desafios do século 21 exigem grandes doses de inovação, e a engenharia provê os melhores fundamentos nessa direção. Inovações não são apenas novas ideias, mas também novos equipamentos e processos bem-sucedidos que mudarão para sempre nosso modo de vida. Mas a inovação envolve sempre três aspectos independentes: exequibilidade, viabilidade e a qualidade de ser desejável. Nada acontece no mundo físico a menos que seja exequível, e nesse sentido o estudo de ciência e matemática é essencial. Mas é preciso ainda que a inovação seja financeiramente viável, e os inovadores devem entender os fundamentos de negócios e empreendedorismo. Finalmente, novas ideias nem sempre conquistam, de imediato, a adesão de muitas pessoas, que dispõem de outras alternativas. Portanto, é preciso conhecer as bases da motivação humana e do marketing.

E quais as principais inovações do curso?

Em primeiro lugar, nossa escola seleciona estudantes que detêm múltiplas inteligências. E implementa um programa rigoroso, com ênfase no design e na criatividade. Todos os estudantes de Olin devem iniciar e tocar um negócio para graduar-se, e apresentá-lo a uma grande audiência no fim de cada semestre. Em cada semestre, eles trabalham em, pelo menos, um projeto focado em design de engenharia. No último ano, eles trabalham em pequenas equipes para um cliente corporativo que paga 50 mil dólares pelo seu projeto.

Que instituições e países adotaram o programa de Olin College?

Nosso propósito é contribuir de forma relevante e constante para o avanço da educação em engenharia nos EUA e no mundo. E mantemos contato com outras universidades para compartilhar nossas ideias e resultados. Nos últimos dois anos, fomos visitados por cerca de uma centena de instituições de todo o mundo, interessadas em inovar de forma semelhante à nossa. E temos trabalhado com diversas universidades que adotaram parcelas de nosso programa, como University of Illinois at Urbana-Champaign, Creighton University (ambas nos EUA) e University of Singapore.

Vocês enfrentaram algum tipo de oposição?

Implantar uma nova instituição do nada obrigou-nos a enfrentar diversos desafios. Entretanto, tivemos pequena oposição explícita de outras universidades americanas. Isso se deve, em parte, ao nosso esforço, desde o princípio, para nos aproximarmos delas pedindo conselhos e ajuda no planejamento do novo currículo. Criamos um conselho consultor que inclui dirigentes de diversas das mais famosas escolas de engenharia dos Estados Unidos e o presidente da Academia Nacional de Engenharia, além de nomes importantes da indústria. Este conselho foi extremamente útil na tomada de decisões estratégicas, assim como na divulgação das inovações que desenvolvemos.

(Boletim UFMG, edição 1745 - Siga @UFMG_Boletim)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente