O programa Serelepe – uma pitada de música infantil, que vai ao ar desde 2005 pela Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), reestreia no próximo sábado, 3, de cara nova. O programa passa a ser transmitido aos sábados, das 9h às 9h30, e além de músicas variadas, vai incluir entrevistas com crianças e adultos. A reestreia faz parte das comemorações do aniversário da emissora, que também completa seis anos.
O Serelepe tem o objetivo de aguçar a sensibilidade auditiva e incentivar a curiosidade musical dos ouvintes, estimulando escuta mais rica e criativa. Além disso, pretende possibilitar o acesso a trabalhos musicais feitos por, com e para crianças, no Brasil e em outras partes do mundo, principalmente a América Latina.
Formado pelo ator Reginaldo Santos e pela radialista Cris Lima, sob coordenação do professor Eugênio Tadeu, do curso de Teatro da Escola de Belas-Artes da UFMG e do Duo Rodapião, o grupo vem se dedicando à música infantil em diferentes frentes de atuação. Inicialmente, os integrantes reuniram-se em torno do programa de rádio, e mais tarde passaram a se dedicar também a oficinas de brincadeiras e canções.
Em 2007, o grupo participou do 8º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, em Valparaíso (Chile); em 2010, do 1º Encontro Brasileiro da Canção Infantil, em Ribeirão Preto (SP) e do Encuentro Uruguayo de La Canción Infantil, em Montevidéu. Integra atualmente o Movimento Brasileiro da Canção Infantil.
Ainda em 2011, o grupo ministrará a oficina Um dó lá si vamos e... no 10º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, que acontecerá entre 21 e 30 de outubro, em Ribeirão Preto, sob a coordenação de Márcio Coelho e Ana Favaretto. Na oportunidade, o grupo contará com a participação do músico Gabriel Murilo, que por vários anos também integrou a equipe.
(Com informações da Rádio UFMG Educativa)