Sem entrar no campo das fórmulas e números que tanto amedrontam os alunos, o curso Três variações de um tema perverso: a matemática, que será ministrado até o dia 19 como atividade complementar do UFMG Conhecimento e Cultura, pretende mostrar que a matemática tem uma função muito simples: identificar padrões. “E uma vez identificados, eles podem servir para várias áreas do conhecimento”, afirma o professor Márcio Soares, do departamento de Matemática, que ministra o curso na Faculdade de Ciências Econômicas (Face) O curso é uma das 40 atividades complementares que compõem o evento. E os três temas em questão são a classificação de superfícies, o pêndulo de Foucault e as geometrias não-euclidianas. Mas "perversa" mesmo é a posição que o Brasil ocupa na última edição do último Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Entre 65 países, o Brasil está em 57º lugar. “De fato, o ensino básico e médio enfraqueceu. Hoje, as pessoas veem matemática em sala de aula muito menos do que era ensinado há 20, 30 anos”, comenta o professor Márcio Soares.