O professor Luiz Carlos de Assis Rocha, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, lança nesta sexta-feira, 21, no campus Pampulha, o livro Gramática nunca mais 2. A obra contém 270 exercícios que servem de base para professores de Português estruturarem suas aulas e ensinarem a disciplina sem precisar da gramática. O livro é dirigido também para pessoas que querem assimilar a língua padrão sem ter que usar a gramática. O lançamento terá início às 19h30, na sala 2002 da Fale. O autor fará palestra sobre sua teoria antes de autografar os livros. A publicação é da Comunicação de Fato Editora. Dividido em 32 capítulos, o livro traz modelos de exercícios sobre acentuação de palavras, emprego do hífen, pontuação, crase, conjugação de verbos e também verbos complexos, denominados pelo autor como sendo verbos “com dupla personalidade”, entre outros temas. Em 2002 o professor de Língua Portuguesa e Linguística lançou Gramática nunca mais – O ensino da língua padrão sem o estudo da gramática, no qual apresentava alternativa ao estudo da língua sem o jugo da gramática, mas que trazia poucos exemplos de exercícios relativos à teoria. O novo volume permite operacionalizar o conteúdo do volume I. “‘E agora, como vamos dar aula?’ era a pergunta dos professores após a leitura do livro ou ao final das minhas palestras. Eles agora podem usar as atividades propostas e sugerir outras a partir delas. Não basta dizer que a gramática é ruim, é preciso propor um método que substitua seu uso”, afirma o professor. Ele salienta que não é necessário ler o primeiro livro para entender o segundo, pois os capítulos trazem breves explicações. Além disso, na introdução ele resume a teoria exposta no primeiro livro. Gramática nunca mais 2 apresenta o estudo do Português de forma atraente e provocativa, com desafios e o estímulo a aprender fazendo. Luiz Carlos Rocha exalta a importância da presença do professor. “Sua atuação é fundamental para explicar, orientar, esclarecer e, principalmente, para corrigir os exercícios.” O autor defende que o Português deve ser aprendido através da prática de exercícios. “99% dos brasileiros não sabem o que é uma oração coordenada sindética e nem distinguir um sujeito indeterminado de uma oração sem sujeito”, ressalta. A ideia, segundo Rocha, é o aluno chegar na sala de aula e fazer exercícios. “Não tem que ficar dando explicação. O aluno já sabe o Português, já tem a gramática internalizada e só tem que adaptá-la ao dialeto padrão. No livro há muitos exercícios, por exemplo, sobre tempos verbais, só acho que não precisa ficar decorando a nomenclatura. Defendo que a gramática seja estudada profundamente no curso superior de Letras. Ela só faz sentido para linguistas e gramáticos”, aponta. O autor (Com assessoria de imprensa da Comunicação de Fato Editora)
Luiz Carlos de Assis Rocha fez doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação da professora Margarida Basílio. Em decorrência desse doutorado, publicou o livro Estruturas morfológicas do Português, em que aborda os problemas da morfologia do idioma sob o ponto de vista da gramática gerativa. O autor foi também professor da rede estadual de ensino de Minas Gerais, nos cursos fundamental e médio, por mais de 20 anos.