Universidade Federal de Minas Gerais

Professor lança segunda edição do livro 'Gramática nunca mais'

sexta-feira, 21 de outubro de 2011, às 7h03

O professor Luiz Carlos de Assis Rocha, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, lança nesta sexta-feira, 21, no campus Pampulha, o livro Gramática nunca mais 2. A obra contém 270 exercícios que servem de base para professores de Português estruturarem suas aulas e ensinarem a disciplina sem precisar da gramática. O livro é dirigido também para pessoas que querem assimilar a língua padrão sem ter que usar a gramática.

O lançamento terá início às 19h30, na sala 2002 da Fale. O autor fará palestra sobre sua teoria antes de autografar os livros. A publicação é da Comunicação de Fato Editora.

Dividido em 32 capítulos, o livro traz modelos de exercícios sobre acentuação de palavras, emprego do hífen, pontuação, crase, conjugação de verbos e também verbos complexos, denominados pelo autor como sendo verbos “com dupla personalidade”, entre outros temas.

Em 2002 o professor de Língua Portuguesa e Linguística lançou Gramática nunca mais – O ensino da língua padrão sem o estudo da gramática, no qual apresentava alternativa ao estudo da língua sem o jugo da gramática, mas que trazia poucos exemplos de exercícios relativos à teoria. O novo volume permite operacionalizar o conteúdo do volume I.

“‘E agora, como vamos dar aula?’ era a pergunta dos professores após a leitura do livro ou ao final das minhas palestras. Eles agora podem usar as atividades propostas e sugerir outras a partir delas. Não basta dizer que a gramática é ruim, é preciso propor um método que substitua seu uso”, afirma o professor. Ele salienta que não é necessário ler o primeiro livro para entender o segundo, pois os capítulos trazem breves explicações. Além disso, na introdução ele resume a teoria exposta no primeiro livro.

Gramática nunca mais 2 apresenta o estudo do Português de forma atraente e provocativa, com desafios e o estímulo a aprender fazendo. Luiz Carlos Rocha exalta a importância da presença do professor. “Sua atuação é fundamental para explicar, orientar, esclarecer e, principalmente, para corrigir os exercícios.”

O autor defende que o Português deve ser aprendido através da prática de exercícios. “99% dos brasileiros não sabem o que é uma oração coordenada sindética e nem distinguir um sujeito indeterminado de uma oração sem sujeito”, ressalta. A ideia, segundo Rocha, é o aluno chegar na sala de aula e fazer exercícios. “Não tem que ficar dando explicação. O aluno já sabe o Português, já tem a gramática internalizada e só tem que adaptá-la ao dialeto padrão. No livro há muitos exercícios, por exemplo, sobre tempos verbais, só acho que não precisa ficar decorando a nomenclatura. Defendo que a gramática seja estudada profundamente no curso superior de Letras. Ela só faz sentido para linguistas e gramáticos”, aponta.

O autor
Luiz Carlos de Assis Rocha fez doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação da professora Margarida Basílio. Em decorrência desse doutorado, publicou o livro Estruturas morfológicas do Português, em que aborda os problemas da morfologia do idioma sob o ponto de vista da gramática gerativa. O autor foi também professor da rede estadual de ensino de Minas Gerais, nos cursos fundamental e médio, por mais de 20 anos.

(Com assessoria de imprensa da Comunicação de Fato Editora)

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