A equipe de aerodesign da Engenharia da UFMG, a Uai, sô! Fly!!!, venceu, no último final de semana, a 13ª Competição SAE Brasil Aerodesign, realizada em São José dos Campos (SP), na categoria regular da disputa. O desafio proposto pelo evento, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), era projetar e construir uma aeronave radiocontrolada com o menor peso possível e a maior quantidade de carga. Outra equipe da UFMG, a Uai, sô! Fly!!! Kids, que reúne 20 alunos que ainda não participaram da competição, ficou em terceiro lugar. Com três metros de envergadura de asa, a aeronave Barros da equipe Uai, sô! Fly!!! pesa 2,45 quilos e conseguiu carregar 13,7 quilos. A vitória credenciou a equipe a disputar a SAE Aerodesign East Competition, que ocorre em abril de 2012, nos Estados Unidos. De acordo com Paulo Iscold, professor do departamento de Engenharia Mecânica e orientador da equipe, o próximo passo é obter patrocínio para financiar a competição nos Estados Unidos. Este ano, a equipe contou a ajuda do Mercantil do Brasil e Fapemig, por meio do edital Santos Dumont. Já a capitã da equipe composta por cerca de 20 alunos, Letícia Soares da Costa de Melo, aluna do 6º período de Engenharia Aeroespacial, destacou que em duas semanas a Uai, sô! Fly!!! voltará a se reunir para pensar o projeto que será apresentado na competição internacional. “Tiraremos um tempo para descansar e colocar as provas da faculdade em dia. Logo em seguida trabalharemos no novo projeto”, diz. Na edição deste ano, a competição contou com 97 equipes, sendo 14 de universidades federais e centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais. A conquista da competição nacional é a terceira da Uai, sô! fly!!!, vencedora das edições 2005 e 2008 e campeã da etapa mundial em 2005. Tributo Sua dedicação aos estudos aeronáuticos rendeu-lhe, em 1993, o Prêmio Fundep, concedido aos pesquisadores que apresentam contribuição decisiva para a evolução do conhecimento na universidade. Em 1997, iniciou os trabalhos de sua tese de doutorado, na qual apresentaria a metodologia de projeção de aeronaves leves. Em 2000, após concluir o doutorado em engenharia mecânica, passou a se dedicar a converter sua tese em livro sobre projeto de aeronaves leves. No final de 2005, o ultraleve CB-10 Thiathon, projetado por ele, teve seus direitos de propriedade intelectual comercializados com empresa de São José dos Campos para produção em escala industrial. (Com Assessoria de Imprensa da UFMG)
O nome da aeronave vencedora – Barros – é uma homenagem ao professor Cláudio Barros, criador do curso de Engenharia Aeronáutica da UFMG e que morreu em 2 de julho deste ano. Ele era professor da UFMG desde 1963 e foi um dos principais responsáveis pela evolução da construção aeronáutica leve em Minas Gerais. Ele venceu o campeonato de voo a vela, com o planador CB.2 Minuano, e duas bienais brasileiras de Design, com o motoplanador CB.7 Vesper.