Abordar as interações entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no país é o objetivo do livro Interação Universidade-Empresa no Brasil, que será lançado nesta quinta, 27, às 11h, no auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). Organizado pelos professores Wilson Suzigan, do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp, Eduardo da Motta e Albuquerque, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Face, e Silvio Cário, do Departamento de Economia da UFSC, a obra analisa diversos casos desse tipo de interação existentes no Brasil. De acordo com Eduardo da Motta, o livro, produzido em conjunto com várias instituições do país e da América Latina e com apoio do International Development Research Centre (IDRC) do Canadá, propõe discussão introdutória que tenta entender as raízes históricas da interação entre academia e empresas, e chama a atenção para o fato de que “tudo que foi bem-sucedido no país, nas diferentes áreas, tem uma universidade ou instituto de pesquisa por trás”. Na cerimônia de lançamento, estarão presentes os professores Evaldo Ferreira, secretário adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, João Antônio de Paula, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG, Sergio Augusto Lourenço, superintendente de desenvolvimento empresarial da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), e Christiane de Freitas Abrantes, da BIOS Soluções em Biotecnologia.