Foca Lisboa |
Infraestrutura considerada única no país, destinada à formação, pesquisa e prestação de serviço em tecnologia da mobilidade, começa a ganhar contornos finais na UFMG. Sob a estrutura de rede, o espaço, conhecido como Centro de Tecnologia da Mobilidade (CTM), vai inaugurar novos laboratórios, a partir desta terça, 1º de novembro, bancados pela Petrobras, ao custo de R$ 5 milhões. Especializados em ensaio de motores e veículos para desenvolvimento de combustíveis e em análise e modelagem de combustíveis e combustão, os dois laboratórios devem ampliar o fôlego do CTM em suas investigações sobre mobilidade, com o olhar voltado para a redução do consumo de energia e da emissão de poluentes. “O Centro será o único no Brasil a ter todo o ciclo de estudos integrados do combustível: da fabricação à aplicação no veículo, verificando emissões e influências no desempenho do motor”, sintetiza Eduardo Mautone, professor do Departamento de Engenharia Mecânica e coordenador de um dos laboratórios do CTM. Segundo o pesquisador, espaços similares instalados no país têm estrutura segmentada, fazendo ora teste de motores, ora de combustíveis ou relacionados a outros problemas específicos dos veículos. O diferencial da rede montada no Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, que traz vantagens para empresas e a academia, começou a ser delineado ainda na década de 1990. Em 2008, ocorreu o lançamento oficial do CTM. Atualmente, está projetado para agregar 12 laboratórios com equipamentos de ponta, trabalhando em rede e especializados em mobilidade relacionada a veículos terrestres, aéreos e fluviais. A previsão é que toda a infraestrutura necessária à pesquisa nessa rede seja concluída em dezembro de 2012. Até lá, terão sido investidos R$ 15 milhões, dos quais R$ 12,4 milhões provenientes da Petrobras. Segundo avaliação de seu coordenador, professor Ramon Molina, com a melhoria da competência instalada, o CTM deve abrir oportunidades estratégicas no desenvolvimento de tecnologias. Uma delas é a pesquisa sobre combustíveis brasileiros e suas misturas. “Queremos estudar suas propriedades de combustão, passo importante para construir motores específicos”, pontua o coordenador. O problema não é simples. Apesar de serem comercializados há décadas, combustíveis nacionais, como o etanol, ainda não têm suas propriedades mapeadas pela indústria, exceto as físico-químicas. De acordo com Molina, o fato se deve ao uso desse combustíveis apenas no país e ao valor elevado de investimento em pesquisa. “O desconhecimento travou o desenvolvimento de motores para esses combustíveis”, diz o professor. Abrangências Considerada relevante para o projeto, essa atração de investimentos em prestação de serviços ou consultoria tem outra face de interesse mais acadêmico, na avaliação de Molina. “O nosso negócio é pesquisa. Queremos prestar serviço em pesquisa, mas também receber investimentos em projetos mais longos, que tragam desenvolvimento à área de mobilidade e permitam agregar novos grupos de professores e alunos de graduação e pós-graduação”, detalha o coordenador. Ele observa que essa política tem perspectivas positivas, pois, com a consolidação da infraestrutura do CTM, o Departamento de Engenharia Mecânica poderá ampliar sua participação em editais junto a órgãos de fomento, como Fapemig, CNPq e Finep. Trabalho de Hércules • Laboratório de Ensaio de Motores: três salas de ensaios de motores, onde são identificados e analisados os principais parâmetros de desempenho e de emissões de poluentes de motores de ignição por compressão e por centelha. Os equipamentos instalados permitem simular, aprimorar e analisar diferentes condições de funcionamento dos motores e dos combustíveis utilizados. • Laboratório de Ensaio de Veículos: composto por um banco dinamométrico de chassi utilizado para realizar ensaios dinâmicos do ciclo de emissões de veículos comerciais leves e motocicletas para todo o regime de carga do veículo. Reproduz as condições reais de rua ou de estrada. • Laboratório de Combustíveis e Combustão: sua infraestrutura permite analisar a combustão de formulações de combustíveis e estudar a caracterização de parâmetros termoquímicos, cinéticos e de transporte, além da observação do spray de combustíveis líquidos, visando melhorar a qualidade de injetores e da injeção em motores de combustão interna. • Laboratório de Fluidodinâmica Computacional: dispõe de cluster e de estações de trabalho que permitem modelar a combustão e os parâmetros de desempenho de motores de combustão interna, utilizando os softwares mais atuais. • Laboratório de Ensaios de Turbocompressores: contém banco de fluxo a quente, que permite levantar os mapas de eficiência e operação de turbocompressores veiculares, visando aperfeiçoar a sua adaptação a motores de combustão interna. • Laboratório de Projetos e Simulação Veicular: realiza trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de componentes e sistemas automotivos, utilizando os softwares mais atuais. • Laboratório de Eletrônica Embarcada: desenvolvimento de dispositivos eletrônicos e novos sistemas de gerenciamento eletrônico automotivos. • Laboratório de Biocombustíveis: desenvolve pesquisas relacionadas à produção de biodiesel e outros biocombustíveis, a partir de novas fontes de oleaginosas e de resíduos agroindustriais, contribuindo com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de produção. • Laboratório de Termometria: realiza análise de desempenho de sistemas eletromecânicos, por meio de ensaios térmicos não destrutivos (termografia) dentro dos laboratórios do CTM e em campo. • Laboratório de Simulação de Voo: possui simulador de voo projetado e fabricado na UFMG, com comandos reais que representam uma aeronave leve, com três telas para simulação de visão lateral e computadores que realizam os cálculos dos modelos aerodinâmicos, gráficos e de instrumentos. Nele são realizados treinamentos para pilotagem das aeronaves construídas na UFMG e pesquisas de sua instrumentação. • Laboratório de Velocimetria a Laser (em construção): permitirá a realização de medições não invasivas utilizando equipamentos óticos e a laser e análises detalhadas de parâmetros de combustíveis, combustão e motores de combustão interna. • Laboratório de Análise da Combustão em Motores (em construção): contará com um motor monocilindro de pesquisa e dinamômetro dinâmico, provido de sistema ótico de visualização. Com eles, será possível analisar os parâmetros da combustão diretamente na câmara de combustão do motor para diferentes condições de operação e combustíveis. Tal laboratório permitirá a análise experimental de parâmetros importantes de combustíveis e da combustão diretamente no motor. [Informações fornecidas pelo Centro de Tecnologia da Mobilidade] (Boletim UFMG, edição 1755)
Parte do grupo do CTM já se dedica a diversas pesquisas, demandadas por empresas ou de cunho acadêmico. Problemas de funcionamento de motor de injeção direta, postos por fabricante multinacional de automóveis, já estão sendo avaliados por pesquisadores. Outro desafio são as interações do motor elétrico com o de combustão interna, proposto pela Vale. Segundo Ramon Molina, a empresa é uma das financiadoras do CTM, por meio da Rede Vale-Fapemig, com injeção de R$ 2 milhões. A melhoria da infraestrutura também contou com investimentos da Cemig, Fapemig, Feam-PBH e do Campus 2000 da UFMG.
A decisão de grupo de professores do Departamento de Engenharia Mecânica de estruturar projetos e obter investimentos de R$ 15 milhões para o trabalho em rede deverá favorecer diversos cursos na UFMG, que possuem afinidade com a área. As novas instalações do Centro de Tecnologia da Mobilidade vão abrir oportunidades de ensino mais qualificado, realização de pesquisas e captação de serviços no mercado. Conheça os 12 laboratórios que integram o CTM, que já agrega sete professores, 15 alunos de doutorado, 20 de mestrado e 80 de graduação: