Universidade Federal de Minas Gerais

%21%20G%20Perec.jpg
Georges Perec: quase 400 páginas sem usar a letra e

Tese explica como conhecimentos de matemática tornam mais interessante leitura de J.L. Borges e Georges Perec

segunda-feira, 7 de novembro de 2011, às 7h08

Ao leitor contumaz de nomes como Jorge Luis Borges, Georges Perec, Raymond Queneau e até Ítalo Calvino, uma sugestão seria apenas aparentemente esdrúxula: que tal um curso de extensão na área da matemática? Essa medida simples teria efeito intenso sobre a fruição da leitura de obras com Livro de areia, de Borges, e Vida – modo de usar, de Perec.

A explicação é dada por trabalho de Jacques Fux, defendido em 2010 no doutorado em Estudos Literários da Faculdade de Letras (Fale), uma das indicadas ao Grande Prêmio de Teses deste ano na UFMG. O trabalho concorre agora a premiação nacional da Capes.

Jacques Fux é graduado em matemática e fez mestrado em ciência da computação antes de enveredar pela literatura e juntar campos que muito pouca gente se atreve a relacionar. “Embora amadores nos conceitos da matemática, Borges e Perec (objetos de seu estudo) foram obsessivos ao explorar as regras da matemática para compor suas histórias”, conta Fux.

O argentino Jorge Luis Borges, autor de O Aleph e A biblioteca de Babel, lançou mão em diversas obras de paradoxos e do conceito de infinito. No conto Livro de areia, por exemplo, ele fala de um livro em que as páginas são numeradas apenas formalmente, pois elas estariam distantes umas das outras infinitas páginas.

O francês Georges Perec, por sua vez, ficou conhecido por ter escrito La disparition (O desaparecimento), com 370 páginas e sem usar a letra e. A ausência da letra mais frequente em seu nome foi referência à perda dos pais judeus em episódios relacionados à guerra e ao Holocausto. Perec, morto em 1982, foi um dos expoentes do movimento conhecido como Oulipo (Ouvroirs de Literature Potencielle), por que passaram nomes como Calvino, Marcel Duchamps e Julio Cortázar.

“Escritores como Borges e Perec empregam a matemática como mais um recurso e uma ferramenta ficcional”, afirma Jacques Fux, que analisou semelhanças e diferenças entre a utilização da literatura e da matemática, e entre os procedimentos de um e outro autor. “A proposta de leitura que se situa entre as duas linguagens permite que o leitor adentre tais obras com ou sem conhecimento matemático, conhecendo ou não a solução dos enigmas, a complexidade dos paradoxos e a enorme variedade combinatória que estrutura as obras”, explica o pesquisador.

Princípios básicos
Como escreve Fux nas considerações que concluem seu trabalho, Borges e Perec aplicaram fundamentos primordiais da matemática. O primeiro trabalhou muito com os paradoxos oriundos dos gregos e mais tarde estudados pela matemática avançada, e os conceitos de infinito e enumeração, presente também na filosofia. “Nesse processo, ao trabalhar com os fundamentos (...) da matemática e da lógica, Perec, Borges e os oulipianos tentam discutir, também, os princípios e as questões básicas da literatura”, escreve Jacques Fux.

Leitor assíduo de ficção desde muito jovem, Jacques Fux admite que encontrou o ambiente ideal para sua pesquisa, unindo os dois universos em que se sente mais à vontade. E ele considera que seu trabalho inova ao juntar Borges e Perec numa tese de literatura, com olhos de matemático. “Há obras, por exemplo, que criticam a abordagem matemática de Borges, outros preferem a análise pelo viés único da literatura. Minha tese trilha um caminho diferente”, conta Fux, que publicou recentemente o livro Literatura e matemática – Jorge Luis Borges, Georges Perec e o Oulipo (editora Tradição Planalto), em que amplia seus estudos, incluindo outros autores.

Outra situação inédita criada pela tese de Jacques Fux foi a reunião, numa banca de defesa, de nomes como Virgílio Almeida, da ciência da computação, e Maria Esther Maciel (orientadora da pesquisa) e Eneida Maria de Souza, ambas da Fale.

De acordo com o autor do trabalho, mais uma vez em suas considerações finais, “a matemática serve aos intentos ficcionais dos autores abrindo espaço para a reflexão e a potencialização das questões específicas da literatura”. Ainda segundo Fux, “a escritura, a universalidade, as possibilidades de leitura e a posição do leitor são problemas centrais trabalhados pelos dois escritores, mesmo em sua utilização matemática”.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente