Universidade Federal de Minas Gerais

Difração de elétrons é tema da Escola de Altos Estudos da Capes na UFMG

segunda-feira, 7 de novembro de 2011, às 7h45

Estudantes de pós-graduação de instituições brasileiras participam este mês, na UFMG, de dois cursos sobre difração de elétrons. Organizada no âmbito do programa Escola de Altos Estudos da Capes, a iniciativa conta com a participação do professor francês Jean Paul Morniroli, da Universidade de Lille, especialista nas técnicas de difração de feixe convergente e precessão de elétrons. As inscrições se encerram nesta terça-feira, 8.

Segundo a professora Karla Balzuweit, que organizou esta edição da Escola de Altos Estudos da Capes, a difração de elétrons é poderosa ferramenta na análise estrutural da matéria. E quando aliada ao estudo da morfologia e da composição química de amostras e à possibilidade de trabalhar com amostras de alguns mícrons a angstrons, “torna-se fundamental em diversas áreas do conhecimento, no entendimento das características da matéria”.

A Escola de Altos Estudos da Capes - Difração de Elétrons será composta por dois cursos. O primeiro, ministrado de 12 a 15 de novembro, é introdutório teórico. O segundo, que será realizado de 16 a 25 de novembro, inclui parte experimental e tratamentos de dados com software de análise específico à técnica. Mais informações no site do evento.

Podem participar preferencialmente alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação no país e no exterior nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, ou que tenham se graduado nestas áreas. Segundo as regras da Capes, cada tópico será avaliado e o aluno terá certificado com nota ao final do curso, para ser validado na sua pós-graduação de origem, como disciplina eletiva.

Estudantes e pesquisadores de outras áreas e empresas públicas e privadas podem participar como ouvintes e terão certificado correspondente ao final do curso.

A Escola de Altos Estudos é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Seu objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.

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