A distância entre os saberes teóricos ensinados nos cursos de Pedagogia e os métodos de alfabetização utilizados em sala de aula foi o tema da pesquisa de mestrado da professora Erciléia Batista do Espírito Santo, da Universidade Vale do Rio Doce. Na próxima edição do Perspectivas Ceale, que acontece no dia 10 de novembro, quinta-feira, às 19h30, Erciléia vai discutir os resultados de seu trabalho com duas especialistas em formação de professores. O encontro será no auditório Luiz Pompeu, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. “Passei a auxiliar as professoras, relembrando reflexões acadêmicas acerca dos sons da língua e de suas relações com a grafia”, conta. Segundo a pesquisadora, 100% dos alunos que acompanhou haviam alcançado o nível alfabético de escrita ao fim do ano. Ela atribui o bom desempenho das turmas à união entre prática e teoria. (Assessoria de imprensa do Ceale)
Durante um ano, Erciléia Batista acompanhou o trabalho de três educadoras em suas turmas de alfabetização. E notou que, muitas vezes, as professoras propunham atividades sem que soubessem sequer seu propósito. A pesquisadora passou, então, a estimular as educadoras a buscar bases teóricas que justificassem suas escolhas pedagógicas. Utilizando os livros da coleção Instrumentos de Alfabetização, organizada pelo Ceale, Erciléia propôs estudos sobre temas como consciência fonológica e relação entre fonema e grafema, que segundo ela são caros ao alfabetizador.
A dissertação da conferencista, intitulada Dos saberes teóricos aos saberes da ação: a construção de concepções e práticas alfabetizadoras, pode ser lida na íntegra no portal do Ceale na web.
Todas as conferências do Perspectivas Ceale são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário fazer inscrição. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5334.