Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
%21%20dancando%20no%20escuro%202.jpg
Björk e Catherine Deneuve em Dançando no escuro

'Cisne negro' e 'Dançando no escuro' abrem mostra de cinema no Centro Cultural

terça-feira, 8 de novembro de 2011, às 7h12

O filme Cisne negro dá início nesta terça, 8, à mostra Dança no Cinema, que o projeto Cinecentro, do Centro Cultural UFMG, apresenta até 15 de dezembro. Os filmes são exibidos às terças e quintas-feiras, sempre às 19h. Na quinta-feira, será a vez de Dançando no escuro.

Sob curadoria da professora Isabel Coimbra, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, a mostra inclui filmes que promovem diálogos ricos entre a dança e o cinema. Segundo a curadora, a riqueza das imagens produzidas pelo cinema consegue transmitir o rigor, a precisão gestual, a suavidade do movimento e a emoção da dança. O encontro entre as duas linguagens, completa Isabel Coimbra, tem sido importante instrumento de divulgação das várias modalidades de dança e gerado pesquisas com abordagens diversas.

Esta é a programação:
Novembro
Dia 8 – Cisne negro
Dia 10 – Dançando no escuro
Dia 17 – Chicago
Dia 22 – Bete Balanço
Dia 24 – The diaries of Vaslav Nijinsky
Dia 29 – Ópera do malandro

Dezembro
Dia 1 – Billy Eliot
Dia 6 – Sapatinhos vermelhos
Dia 13 – All that jazz
Dia 15 – O último sonho de Pina Bausch

Saiba mais sobre os filmes da semana:


Cisne Negro
, de Darren Aronofsky
2010 (EUA), 103 min. Com Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel.

Nina Sayers é bailarina em uma companhia de Nova York. Perfeccionista e determinada, ela dedica inteiramente sua vida à dança. Sua mãe, bailarina aposentada e exigente, a incentiva e influencia na ambição profissional. A bailarina principal da companhia será substituída e Nina é a mais cotada para ocupar o papel na abertura da temporada de O lago dos cisnes. O balé requer uma artista capaz de interpretar tanto o Cisne Branco, com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Uma nova bailarina, Lily, impressiona o diretor da companhia e ameaça ocupar o papel de Nina. As duas desenvolvem uma relação conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio. Em busca de seu lado obsceno, ela acaba causando um conflito dentro de sua conturbada mente, e na obsessão por criar um cisne negro, pode acabar destruindo sua sanidade.

Dançando no escuro, de Lars Von Trier
2000 (França), 100 min. Com Catherine Deneuve, Jean-Marc Barr, Peter Stormare, David Morse.

Selma Jezkova é uma mãe-solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene, de doze anos. Ao saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho, ela parte para o país. Trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill e Linda, seus vizinhos, juntamente com Kathy, uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. O roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.